27/04/2007 06h42 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Hospital-Colônia Dr. Pedro Fontes comemora 70 anos

Neste ano o Hospital-Colônia Dr. Pedro Fontes (HPF) comemora 70 anos de existência. As festividades estão marcadas para este sábado e domingo (dias 28 e 29), no próprio HPF, em Itanhenga, Cariacica. E, no dia 10 de maio, será realizada uma sessão solene na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, que homenageará todas as pessoas que já trabalharam e as que, atualmente, trabalham na instituição.

O Hospital Dr. Pedro Fontes ou Colônia de Itanhenga foi inaugurado em 11 de abril de 1937 com o objetivo de atender aos pacientes portadores de hanseníase. Por ser uma doença de fácil transmissão (por meio das vias aéreas), os enfermos da época eram levados ao HPF, onde ficavam isolados. Esse era o único método de prevenção e controle da doença até então.

A partir de 1972, época em que foram descobertos a cura e o tratamento para a hanseníase, os hospitais-colônia foram banidos oficialmente em todo o Brasil. Por volta da década de 1980, orientado pelo Ministério da Saúde, o Hospital Pedro Fontes foi reformulado e parou de internar pacientes compulsoriamente. Além disso, também inaugurou o tratamento ambulatorial, estimulou a manutenção da unidade familiar e a reintegração social do paciente.

Hoje, a Colônia de Itanhenga continua tratando aproximadamente mil pessoas seqüeladas pela enfermidade. Todas elas moram no local. De acordo com o diretor geral da unidade, o médico Manoel Alves, o HPF é como se fosse uma pequena vila do interior.

O ambulatório do hospital, que desde 1972 atende a pacientes dos bairros adjacentes, conta com profissionais médicos de outras especialidades além da dermatologia, como clínica geral, ginecologia e odontologia, todos mantidos pela Secretaria de Saúde de Estado (Sesa).

Dia 28 de abril – sábado

16 horas – Cavalgada contra o preconceito
Saída: Prefeitura Municipal de Cariacica
18 horas – Acolhimento aos membros da Cavalgada e demais convidados