12/03/2015 07h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Hospital de Atenção Clínica recebe show do projeto “Cultura na Saúde Mental”

Música, pintura, poesia. Essas são algumas das expressões artísticas que têm ganhado o pátio e os corredores do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, por meio do projeto “Cultura na Saúde Mental”. Nesta quinta-feira (12), os portões do hospital serão abertos para receber o show do cantor Gustavo Macacko, mais uma iniciativa para unir pacientes e sociedade e tentar desfazer estereótipos sobre pessoas com transtorno mental.

Para o diretor-geral do HEAC, Renato Vieira, a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) permite que o hospital estabeleça um laço de trabalho que contemple outras práticas diferentes daquelas que fazem parte da rotina do hospital.

“Muito mais importante do que ter uma pessoa que vá ensinar algo para os pacientes é que eles se sintam entusiasmados e possam interagir. Já encontrei esse projeto montado e vou aprimorá-lo seguindo a lógica de que o mais importante pra gente é que o usuário se ressocialize, seja ele saindo do hospital seja a sociedade frequentando esse espaço para ver que a saúde mental é uma questão que diz respeito a todos”, comenta.

Segundo a servidora Rita de Cássia Feitosa Rodrigues, da Gerência de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e uma das idealizadoras do “Cultura na Saúde Mental”, a intenção é que o projeto seja ampliado, a partir deste ano, com a realização de oficinas de arte e exposições culturais nas dependências do hospital por meio de projetos de extensão universitária.

“Queremos fazer o caminho inverso. Em vez de só trazer o paciente para a sociedade, inserir a sociedade no ambiente do paciente, para que as pessoas compreendam que não há ninguém trancado no hospital. Não existe um muro que separa o hospital da sociedade”, comenta.

Sobre o show

O cantor Gustavo Macacko vai apresentar o show “Despontando para o anonimato”, seu mais novo trabalho. Segundo ele, são canções que falam das relações humanas, tema pelo qual ele se interessa bastante. "Capixaba de coração, goiano de nascença e mineiro no registro", como se define, Gustavo Macacko tem uma música que passeia entre o MPB, o pop e o rock alternativo. Para o show no hospital, ele conta que vai se apresentar num formato diferente, ao lado de um tecladista e um percussionista, e diz que esta será uma experiência nova em sua carreira, mas muito enriquecedora.

”Um show de música liga a arte ao entretenimento. A música na curtição, na festa, é apenas um lado da arte, que tem um caráter quase missionário de levar para as pessoas determinados sentimentos e percepções. Eu nunca me apresentei numa unidade hospitalar. Acredito que seja outra esfera, com uma possibilidade de troca muito alta, pois não é um show comum, onde as pessoas estão bebendo e se divertindo de outras formas. Para mim, será um aprendizado enorme e terá uma grande relevância porque vai me colocar cara a cara com as pessoas num momento em que estou trabalhando músicas que falam das relações humanas”, comenta Gustavo Macacko.

O hospital

O Hospital Estadual de Atenção Clínica é composto, atualmente, pela unidade clínica, com 40 leitos, e unidade psiquiátrica, com pronto-socorro e 50 leitos. No local, são atendidos pacientes de todo o Estado. O hospital realiza atividades terapêuticas, passeios, atividades físicas, oficinas, atendimento psicológico, dentre outras ações, visando a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, sempre proporcionando o tratamento da saúde mental com convívio familiar e com a comunidade.

Serviço
Show do cantor Gustavo Macacko
Quando e onde: 12/03, às 15 horas, no Hospital Estadual de Atenção Clínica (antigo Adauto Botelho) – Alameda Élcio Álvares, s/n. Tucum, Cariacica.
Confirmação de presença pelos telefones (27) 3636-2800 (Naiara), (27) 3636-7141 ou (27) 99709-9128 (Rita Feitosa). A entrada gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida secultes.imprensa@gmail.com / comunicacao.secult.es@gmail.com imprensa@secult.es.gov.br / Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto Twiter: @secult_ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard