02/03/2006 13h03 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Hospital Dório Silva diminui tempo de internação em cirurgias de cálculo renal

A equipe de urologia e enfermagem do Hospital Dório Silva comemora a redução no tempo de internação de pacientes que precisavam de cirurgias para retirada de cálculo renal, as famosas “pedras nos rins”.

Com a técnica Nefrolitotripsia Percutânea, o tempo de permanência no hospital, que era de 60 dias, passou para apenas um dia. A cirurgia é realizada com anestesia convencional e dura aproximadamente uma hora.

Aproximadamente 20 pessoas já retiraram pedras nos rins com a nova técnica e 90 esperam pela operação, que acontece no Dório Silva, todas as quintas-feiras.

O cálculo renal é acessado e extraído por meio de um pequeno corte, por onde são introduzidos instrumentos modernos, de última geração. Orientado por imagem em vídeo, o médico localiza e extrai as pedras.

Ítalo Nunes Lira, um dos urologistas responsáveis pela implantação da técnica do Dório Silva, destaca que “além de reduzirmos o tempo de internação, disponibilizando os leitos mais rapidamente, estamos garantindo mais conforto para os pacientes, que podem se recuperar em casa, sem grandes transtornos”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Clarissa Scárdua
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard