30/01/2007 09h39 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares adquire apoios ergonômicos

O bem-estar dos servidores é uma preocupação da direção do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus. Na última sexta-feira (26), eles receberam apoios ergonômicos para os pés, que proporcionam mais conforto aos os que trabalham sentados por muito tempo.

“O material auxilia a circulação e ajuda a melhorar a posição corporal na jornada diária de trabalho”, explica o diretor do HRAS, Allan Barbosa Lobo. No total, a instituição comprou 75 unidades, que estão sendo utilizadas em 20 setores do hospital. O apoio apresenta rodinhas e três posições para o profissional adequá-lo, conforme sua necessidade.

Durante a jornada de trabalho, um funcionário pode assumir diversas posturas e, em cada uma delas, um conjunto de diferentes músculos é acionado. Fisioterapeutas recomendam intervalos de 20 minutos para alongar os membros mais exigidos no trabalho, como pescoço, punho, perna, ombro, coluna e pés, com o objetivo de impedir lesões.

Postura

A coluna participa de todos os movimentos de deslocamento do corpo e eles devem ser executados de uma forma equilibrada: vértebras, discos, articulações e músculos devem se movimentar sem desgastes ou agressões.

A posição normal de equilíbrio para quem trabalha em pé é aquela que não exige torções, flexões, extensões e movimentos pendulares da coluna. As forças que são transmitidas sobre os discos devem ser distribuídas de maneira uniforme.

Para os que trabalham digitando, por exemplo, o mobiliário ergonômico de informática deve possibilitar a alternância de postura da coluna, dos membros superiores e inferiores e dos pés. As mãos, durante a digitação, também devem estar apoiadas, pois evita que o usuário flexione excessivamente o punho. A manutenção do punho neutro é ergonomicamente recomendada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório / Daniele Bolonha / Mariana Almeida
Texto: Cintia Zaché – Assessoria do HRAS / Daniele Bolonha
Tels.: (27) 3137-2378 / 2315 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard