30/06/2015 14h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Hospital Estadual capacita copeiras para atendimento ao paciente

Para ajudar na recuperação de um paciente é preciso muito mais que habilidade técnica. Entender o que é necessário para ele, ser gentil, saber se comunicar e repassar as informações para as demais equipes são essenciais em um hospital. Por isso um grupo de 12 copeiras do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participou de um treinamento sobre qualidade no atendimento ao paciente.

A capacitação foi ministrada pela gerente de nutrição do hospital, Dilma Silva, que desenvolveu dinâmicas que elucidam a importância de saber lidar com situações que envolvem diretamente os pacientes e colegas de equipe. Exemplificando essa sintonia: quando um paciente não gosta de uma determinada alimentação, cabe ao profissional compartilhar com a equipe e evitar falhas na hora de servir o paciente.

Para a gerente de nutrição, o profissional necessita conhecer o paciente e identificar o que de fato ele almeja, e de contrapartida, satisfazê-lo dentro da sua situação clínica. “O nosso paciente a todo instante visualiza as nossas atividades. E para evitar contratempos e insatisfações, é necessário ter uma equipe em sintonia, e principalmente, que compartilhem informações”, explica Dilma Silva.

Além de eficiência e fidelização no atendimento, a equipe de copeiras também foram instruídas sobre a importância de manter a discrição, o cuidado necessário com a aparência, o respeito com os colegas, praticando a empatia.

A equipe de copeiras do Hospital Estadual de Urgência e Emergência se reúne e alinha suas atividades semanalmente. Durante a reunião, são identificados insatisfações e após uma avaliação, as profissionais são treinadas, visando a melhoria contínua do serviço.

Capacitação

O treinamento com a equipe de copeiras faz parte do programa de capacitação desenvolvido pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência. A prática aplicada de atendimento ao cliente é inspirada no livro "Se Disney administrasse seu hospital". Desde o mês de abril, a equipe de gerentes do hospital tem desenvolvido dinâmica de capacitação, utilizando a obra de Fred Lee como ferramenta.

A apresentação final do livro acontecerá no dia 27 de julho, às 8h30, no auditório do Hospital Estadual de Urgência e Emergência. No encontro, 10 gerentes vão apresentar o livro, abordando os pontos mais relevantes, com foco na realidade vivida dentro do hospital.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
elisangela.silva@heue.org.br
(27) 9 9234-6891
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard