26/02/2015 11h40 - Atualizado em
23/09/2015 13h43
Hospital Estadual Central implanta sistema de gestão de documentos

Pensando na economia de papel e na preocupação com a segurança da informação, o Hospital Estadual Central, por meio do Serviço de Qualidade, está implantando um sistema de gestão eletrônica de documentos, que irá impossibilitar as cópias não autorizadas e a alteração na padronização dos documentos internos.
A iniciativa vem para garantir um controle maior da atualização de toda documentação interna, como formulários, instruções de trabalho, fluxogramas e protocolos assistenciais (que padronizam as rotinas de atendimento aos pacientes), e para otimizar os processos de publicação dessa documentação.
A utilização do sistema também resultará em uma grande economia de papel, já que as cópias controladas deixam de existir e todo o processo de validação dos documentos passa a ser realizado on-line. “Hoje, é disponibilizada uma pasta com uma cópia de cada documento para cada setor. Essa é uma forma de dar acesso aos documentos para os colaboradores, porém, há um custo com impressão que será eliminado após a implantação do sistema”, esclarece a gerente do Serviço de Qualidade do Hospital Estadual Central, Ingryd Nascimento Rodrigues.
Após ser implantado por completo, o que deve acontecer até abril, os mais de 1.200 documentos existentes serão transferidos para o ambiente eletrônico. O Hospital Estadual Central será a terceira casa gerenciada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) – instituição que possui contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para administrar o hospital – a ter o sistema de gestão de documentos.
A fim de garantir o bom funcionamento da nova rotina, uma equipe da administração corporativa da ACSC realizou no último mês um treinamento com alguns funcionários do hospital que posteriormente ficarão responsáveis por multiplicar as informações para o restante da equipe.
Segundo Ingryd Nascimento, o hospital vai alcançar melhores práticas de gestão da qualidade após a implementação do sistema, uma vez que a gerenciamento eletrônico garante o cumprimento das normas de padronização de documentos. Ainda de acordo com a gerente, haverá maior disseminação do conhecimento, pois todos os funcionários serão treinados para consultar o sistema sempre que houver dúvidas sobre os procedimentos de rotina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central
Lívia Romualdo
Ronny Santana
(27) 9 9227-1031
comunicação@hec.org.br
A iniciativa vem para garantir um controle maior da atualização de toda documentação interna, como formulários, instruções de trabalho, fluxogramas e protocolos assistenciais (que padronizam as rotinas de atendimento aos pacientes), e para otimizar os processos de publicação dessa documentação.
A utilização do sistema também resultará em uma grande economia de papel, já que as cópias controladas deixam de existir e todo o processo de validação dos documentos passa a ser realizado on-line. “Hoje, é disponibilizada uma pasta com uma cópia de cada documento para cada setor. Essa é uma forma de dar acesso aos documentos para os colaboradores, porém, há um custo com impressão que será eliminado após a implantação do sistema”, esclarece a gerente do Serviço de Qualidade do Hospital Estadual Central, Ingryd Nascimento Rodrigues.
Após ser implantado por completo, o que deve acontecer até abril, os mais de 1.200 documentos existentes serão transferidos para o ambiente eletrônico. O Hospital Estadual Central será a terceira casa gerenciada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) – instituição que possui contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para administrar o hospital – a ter o sistema de gestão de documentos.
A fim de garantir o bom funcionamento da nova rotina, uma equipe da administração corporativa da ACSC realizou no último mês um treinamento com alguns funcionários do hospital que posteriormente ficarão responsáveis por multiplicar as informações para o restante da equipe.
Segundo Ingryd Nascimento, o hospital vai alcançar melhores práticas de gestão da qualidade após a implementação do sistema, uma vez que a gerenciamento eletrônico garante o cumprimento das normas de padronização de documentos. Ainda de acordo com a gerente, haverá maior disseminação do conhecimento, pois todos os funcionários serão treinados para consultar o sistema sempre que houver dúvidas sobre os procedimentos de rotina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central
Lívia Romualdo
Ronny Santana
(27) 9 9227-1031
comunicação@hec.org.br