23/09/2011 08h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Hospital Estadual Central realiza ação no Dia Mundial do Coração

Na próxima segunda-feira (26), em comemoração ao Dia Mundial do Coração, celebrado no domingo (25), o Hospital Estadual Central (HEC) realiza uma ação de conscientização voltada aos pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores do Hospital.

O objetivo da ação, que será promovida pelos serviços de Humanização e Segurança e Medicina do Trabalho do HEC, será conscientizar de forma lúdica os participantes para a importância da atividade física, alimentação e hábitos saudáveis, como forma de manter o coração em bom funcionamento.

Serão distribuídos materiais informativos relacionados a hábitos que prejudicam o coração, como tabagismo, alcoolismo, alimentação não balanceada e sedentarismo. De acordo com a enfermeira do Trabalho, Dannyele Martins, o foco da ação será a qualidade de vida, independente de quem tem ou não problemas no coração.

“No Hospital Estadual Central procuramos ir além do nosso perfil de atendimento e realizamos ações simples e lúdicas, que são de muita importância tanto para os pacientes e acompanhantes, que, muitas vezes, permanecem por um longo período no Hospital, como também para os colaboradores, que precisam estar com a saúde em dia para poder oferecer um excelente serviço”, destacou.

Juliana Archanjo, supervisora do Serviço de Humanização, que também estará envolvida na atividade, ressalta que datas como o Dia Mundial do Coração não podem passar em branco. “Muitas vezes, nos esquecemos de fazer avaliações periódicas com o médico e exames de rotina. Por isso, ações simples de conscientização, como a que será realizada no Central, podem contribuir para que as pessoas lembrem-se da importância de prevenir doenças”.

A sensibilização em comemoração ao Dia Mundial do Coração será realizada a partir das 14 horas em todas as unidades de internação e serviços administrativos do Hospital Estadual Central, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Pró-Saúde.


Dicas que podem manter o coração saudável

A mudança de hábitos é primordial para quem se preocupa com a saúde. Dicas simples como deixar o transporte público, para quem faz utilização do mesmo, e descer um ponto antes para fazer uma leve caminhada no restante do trajeto já pode contribuir com o início de uma vida mais saudável. Estacionar o carro mais distante do local de destino, e abandonar o elevador priorizando as escadas também pode ser uma excelente alternativa diária. Além disso, os hábitos mais preocupantes como tabagismo e a ingestão frequente de álcool também devem ser repensados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicação.hcv@prosaude.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard