22/06/2006 06h31 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Hospital Roberto Silvares realiza primeira cirurgia para retirada de pedra nos rins

O Hospital Dr. Roberto Arnizautl Silvares, em São Mateus, realizou, no início deste mês, a primeira cirurgia de cálculo coraliforme, conhecida popularmente como pedra nos rins. Depois de ter infecções urinárias, a paciente Celma Serafim Oliveira, 31 anos, passou por uma operação que durou aproximadamente quatro horas.

Os médicos afirmam que a cirurgia foi realizada com sucesso e sem complicações. “Para realizar esta cirurgia foi necessário dissecar o rim, camplear a artéria e a veia renal e congelar o rim por cerca de 20 minutos. Após este processo, foi a vez de o abrirmos e fazermos a retirada do cálculo, que estava ocupando todo pólo superior do órgão”, explicou o urologista Jorge Silva, que participou da cirurgia.

Segundo a direção do Roberto Silvares, este tipo de cirurgia não era feita antes no hospital por inexistência de profissionais. “Há 30 dias conseguimos montar uma equipe para cirurgias deste porte. Estamos trabalhando a cada dia, para que nossos usuários não precisem se deslocar de nossa região para buscar tratamentos em outros lugares. Já demos muitos passos positivos e este é mais um deles”, disse o diretor-geral da unidade, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

O hospital é conhecido por ser referência no atendimento de urgência e emergência para toda Região Norte do Estado e, ainda, por receber pacientes do Sul da Bahia e Minas Gerais.

Os responsáveis por esta primeira cirurgia de cálculo coraliforme foram os urologistas Jorge Silva e José Carlos Oliveira Almeida. A paciente é moradora de São Mateus.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Texto: Cíntia Zaché – gerente da Assessoria de Comunicação e Marketing do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 3137 2378 / 3137 2315 / 9969 8271 / 9943 2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard