Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

História 

O Hospital Estadual São Lucas, hoje chamado Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), foi criado em 1968, por um grupo de médicos que partiram do interior do Espírito Santo rumo à capital, Vitória. A época era uma instituição particular.

Foi desativado no início da década de 70, em função das dificuldades enfrentadas por seus proprietários, sendo o prédio incorporado ao patrimônio da Previdência Social que transformou em Posto de Assistência Médica (PAM).

Em 1983, um Pronto-Socorro foi integrado ao hospital, que a passou a funcionar como Posto de Urgência e de Atendimento Médico. Em novembro de 1987, foi transformado em Hospital Geral, por meio de convênio assinado om o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS). No ano seguinte, após a reforma, tornou-se o primeiro Hospital de Urgência do Espírito Santo.

Em janeiro de 1995, suas atividades foram transferidas para o Hospital da Polícia Militar (HPM), para reforma de suas instalações, tendo com isso, reduzido em 50% sua prestação de serviços. O hospital foi reativado em outubro de 1999, após a conclusão das obras.

Em 2004, o Governo do Espírito Santo desapropriou o prédio ao lado para que o hospital fosse ampliado. Em fevereiro de 2008, foram iniciadas as obras de duplicação e restruturação.

Em maio de 2010, o hospital foi desocupado para a conclusão das obras de duplicação da unidade. Em setembro de 2014, a unidade foi reaberta com o nome de Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

O HEUE está localizado no bairro Forte São João, na capital Vitória. É referência regional para atendimento de trauma, de média e alta complexidade, atendendo nas especialidades de Ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, clínica médica, anestesiologia e intensivista. O HEUE também dispõe de especialidades de apoio, como cirurgia bucomaxilofacial, nefrologia, infectologia, cardiologia e hematologia.

São 40 leitos de UTI, 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O serviço também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um Pronto-Socorro, aberto em dezembro de 2016.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar venceu o chamamento público 01/2015, alcançando 90,5 pontos, de um total 10 e assumiu a gestão do HEUE em 18 de dezembro de 2015, a partir de um contrato firmado com o Governo do Estado do Espirito Santo, por meio da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde).

Certificações e reconhecimentos

Em novembro de 2017, o HEUE recebeu a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Também conhecida como ONA 1, essa certificação é destinada a serviços de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo nos aspectos estruturais e assistenciais.

Também em 2017, o HEUE foi o primeiro hospital do Espírito Santo a receber o selo “Materiality Disclosures” , concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Já em 2019, o hospital obteve a certificação Acreditado Pleno (ONA 2), concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é destinado a um seleto grupo de unidades de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo nos aspectos estruturais e assistenciais.

Em 2019, o HEUE ficou entre os cinco melhores hospitais do 21º ciclo do programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.  O objetivo do projeto Lean nas Emergências é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado.

O HEUE integrou ainda as atividades do projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, também por meio do PROADI-SUS. Implantado desde abril do ano passado, o objetivo é aperfeiçoar a assistência e a segurança do paciente. 

Em setembro de 2020, o HEUE passou por auditoria para a manutenção do certificado de Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que manteve a certificação ONA 2.

 

Telefone: (27) 3194-0101, 3381-3365
Endereço: Av. Jair Etiene Dessaunne, 230, Ilha de Monte Belo CEP: 29053-325

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard