13/12/2005 15h30 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Hospital São Lucas recebe visita do secretário de Saúde, CRM e Sindicato dos Médicos

Assim como aconteceu no Hospital Dório Silva na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, acompanhado por representantes do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina esteve, na manhã desta terça-feira (13), visitando as instalações do Hospital São Lucas.

Durante a visita, que foi acompanhada, também, pela direção do hospital e funcionários, Anselmo Tose aproveitou para se reunir com alguns servidores da unidade para explicar e anunciar medidas que o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde estão tomando para melhorar o atendimento à população.

“Já está finalizado o projeto para construção do novo Hospital São Lucas. Serão 10.000m2 de área construída, com novo pronto-socorro, 40 leitos de UTI, 15 leitos semi-intensivos, um novo centro cirúrgico com oito salas, farmácia, almoxarifado, além de um auditório. Há previsão, também, de ampliação da radiologia, com a oferta de serviços de angiografia”, explicou o secretário.

“Além disso, no primeiro semestre de 2006, estaremos abrindo as portas do Hospital Central, no Centro de Vitória, que irá ajudar a desafogar os corredores hospitalares com a oferta de leitos de retaguarda para a realização de cirurgias”, disse.

“Todos os nossos hospitais passaram, passam ou irão passar por importantes reformas. Queremos respostas contínuas e duradouras para o Sistema. As entidades médicas são parceiras e somarão esforços para ajudar na melhoria da saúde no Espírito Santo”, finalizou Tose.

Ainda durante a manhã desta sexta, o secretário aproveitou para apresentar as instalações do Complexo de Regulação da Sesa aos representantes do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina.

No prédio do complexo, situado na Avenida Beira Mar, próximo ao Hospital São Lucas, funcionarão, além da Central do Samu 192, as Centrais de Regulação de Leitos, Consultas e Internações do SUS.

Histórico

O Hospital São Lucas (HSL) hoje, é uma unidade hospitalar especializada, referência no Estado em trauma, neurocirurgia e cirurgia vascular.

Quando foi criado, em 1968, por um grupo de médicos oriundos dos municípios do norte do Estado, era uma instituição privada. Foi desativado no início da década de 1970, em função das dificuldades enfrentadas por seus proprietários, sendo o prédio incorporado ao patrimônio da Previdência Social, que o transformou em Posto de Assistência Médica – PAM.

Em 1983, um pronto-socorro foi integrado ao hospital que passou a funcionar como Posto de Urgência e de Atendimento Médico. Em novembro de 1987, foi transformado em Hospital Geral, por meio de convênio assinado com o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS). No ano seguinte, após reforma, tornou-se o primeiro Hospital de Urgência do Espírito Santo.

Possui um corpo clínico com profissionais atuando nas especialidades de anestesia, cardiologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular; cirurgia torácica, clínica geral, endoscopia, ginecologia, hematologia, infectologia, medicina sanitária, nefrologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, proctologia, psiquiatria, radiologia, tratamento intensivo, ultrassonografia, urologia e socorristas.

Além das especialidades, o São Lucas dispõe dos serviços próprios de pronto-socorro, ambulatório de follow-up, medicina do trabalho, radiologia convencional, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e laboratório clínico.

A Unidade recebe pacientes de todo o Estado com cerca de 160 pessoas atendidas diariamente após a triagem médica.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271