16/08/2006 14h15 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Iesp capacita servidores para utilização do Siarhes

Um grupo de 20 funcionários do Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp) participa, durante esta semana, de um curso de capacitação para utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes).

O curso está sendo ministrado na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (ITI/Prodest). O público alvo são os servidores de todos os hospitais da rede estadual na Grande Vitória, além dos que atuam nos Centros Regionais de Especialidades (CRE) da capital e de Vila Velha.

“Em setembro, a iniciativa começará a ser descentralizada para as unidades do Iesp no interior do Estado. Ainda não há local definido, mas a expectativa é de que o curso seja ministrado dos dias 25 a 29”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

O Siarhes, que já era utilizado pelos órgãos da administração direta do Governo do Estado, agora está sendo expandido para o Iesp e demais autarquias estaduais e fundações.

Os usuários do Siarhes lotados na unidade central do Iesp já participaram o treinamento, que se divide em dois módulos “Conceitos Utilizados pelo Siarhes” e “Capacitação Operacional”.

O projeto, em desenvolvimento desde julho de 2005, visa à padronização do método de gestão de recursos humanos, e é uma iniciativa do ITI/Prodest e da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O sistema foi criado, também, para se obter um modelo integrado de pagamento de pessoal, maior controle do quadro de servidores e redução do custeio operacional das autarquias, fundações e administração direta do Poder Executivo Estadual.

Serviços

Na administração direta, a implantação do Siarhes compreende: contagem automática por tempo de serviço e de contribuição, controle do quadro de vagas, resultado de concurso e funções previdenciárias, entre outros.

O Siarhes está em processo de implantação no Iesp. No período de 17 a 28 de julho, foi concluído um treinamento para dezenove usuários do sistema. Na administração indireta o sistema compreende a gestão de recursos humanos e de pagamento pessoal.

Investimento
Para a expansão do Siarhes na administração direta e indireta, está previsto um investimento de R$ 8 milhões para aquisição de serviços, equipamentos de informática e implantação do software. A conclusão do Siarhes está prevista para dezembro de 2006.

Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Clarissa Scárdua
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br