04/08/2010 12h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Instituições de Longa Permanência de Idosos começam a ser capacitadas pela Sesa nesta quinta (05)

Com o tema “Vencendo o Tempo com Saúde e Bem-Estar”, tem início nesta quinta-feira (05) o primeiro, de cinco módulos, da 3ª Capacitação para Instituições de Longa Permanência, promovida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O curso, que será realizado das 08 às 17 horas no auditório da Faesa, na Ilha de Monte Belo, Vitória, é voltado a gestores municipais e a proprietários destas instituições, antigamente chamadas de asilo.

O objetivo da capacitação, segundo a técnica da Sesa, Lucimar Ventorin Hamsi, é possibilitar que os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência recebam o melhor tratamento possível, abordando diversos aspectos do dia a dia. “A gente olha o ser humano como um todo. Queremos capacitar para que o idoso tenha um tratamento de qualidade. Vai ser um momento em que os participantes vão tirar dúvidas”, afirma.

Por isso, destaca ela, a programação do curso envolve não só os cuidados com o aspecto físico do estabelecimento, mas passa também pelos cuidados médico-assistenciais, nutricionais, religiosidade e a questão mental. Entre os assuntos do evento está o tema “Lidando com as Doenças Incapacitantes dos Idosos Institucionalizados”, que será abordado pela geriatra e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vilma Câmara.

Lançamento

Lucimar Ventorin Hamsi adianta que aproveitará o evento para lançar um selo de certificação, como forma de premiar as instituições que seguirem determinados critérios. A ideia é fornecer a premiação uma vez ao ano àquelas unidades que apresentarem, por exemplo, projetos sociais de trabalho com idosos.

A primeira premiação deve ser feita no ano que vem, assim que os primeiros projetos forem analisados. Atualmente, o Espírito Santo tem 63 Instituições, em 31 municípios.

Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br