27/10/2005 06h11 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Instituto Estadual de Saúde Pública: 25 anos de serviços prestados ao Espírito Santo

Para comemorar os 25 anos de fundação do Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp), nesta quinta-feira (27), às 15 horas, será realizada uma celebração que acontecerá no pátio da Sesa/Iesp.

Além disso, para abrilhantar a festa, estarão presentes a Banda de Música da Polícia Militar, que recepcionará os servidores, o Coral do Hospital Infantil de Vitória e, ainda, o Trio Fames (Faculdade de Música), que fará sua apresentação durante o lanche que será oferecido aos presentes, encerrando as festividades.

"Acima de tudo será um momento de integração entre todos colegas servidores do Iesp. Queremos comemorar juntos esses 25 anos de muito trabalho", disse o diretor-presidente do Instituto Estadual de Saúde Pública, Nélio Almeida dos Santos.

Serviços

A estrutura do Iesp é do tamanho do Espírito Santo. Somados todos os atendimentos em prontos-socorros estaduais, mais de duas mil pessoas passam por dia por alguma unidade hospitalar ligada a autarquia.

Os hospitais São Lucas, Dório Silva e Antônio Bezerra de Faria são referência no atendimento de urgência e emergência adulta, atendendo, inclusive, pacientes do sul da Bahia, norte do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais.

Os hospitais Infantil de Vitória e de Vila Velha se destacam pelo atendimento humanizado, com tratamentos referenciados em todo o Brasil, como a atenção aos casos de porfíria e osteogenesis imperfecta.

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) atende, por dia, 400 pacientes com danos físicos e motores, além de produzir próteses de qualidade para centenas de deficientes.

Os Centros Regionais de Especialidade (CREs) cuidam da saúde de milhares de capixabas em cinco regiões estratégicas do Espírito Santo – Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina -, dispensando 232 tipos de medicamentos para mais de 15 mil pessoas.

Além disso, o Instituto Estadual de Saúde Pública atende os pacientes do interior do Estado, nos Hospitais Dra. Rita de Cássia, de Barra de São Francisco; São José, de São José do Calçado; Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; Centro de Atenção Psicossocial, de Cachoeiro de Itapemirim; Roberto Arnizaut Silvares, de São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina; e João dos Santos Neves, em Baixo Guandu.

História

Há 25 anos, era criado, através do decreto 1469, o Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp). Antiga Fundação Hospitalar do Espírito Santo, a autarquia tem como responsabilidade gerenciar os atendimentos nos 16 hospitais, unidades de internação e centros regionais de especialidade ligados ao Governo do Estado.

Em 1990, a lei 4317 alterou a relação entre o Iesp e a Secretaria de Estado da Saúde. Estava previsto, no artigo nono do texto, que o secretário de Saúde acumularia o comando da autarquia, que durante dez anos funcionava de forma independente.

No ano do aniversário de 25 anos do Iesp, uma lei complementar, a 317, publicada em 3 de janeiro de 2005, separou novamente a secretaria de Estado da Saúde da autarquia. Para comandar o Instituto, o nome escolhido foi o de Nélio Almeida dos Santos, médico de carreira e ex-diretor do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br