12/06/2007 14h46 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

IV Oficina de Integração das Ações de Vigilância em Saúde e Atenção Primária será realizada nesta quinta (14)

A Superintendência Regional de Saúde de Vitória, por meio da Coordenação Regional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Estratégia Saúde Família (ESF), se uniu à Coordenação Regional da Vigilância Ambiental para realizar, nesta quinta-feira (14), a IV Oficina Microrregional de Integração das Ações de Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

O encontro, que será no Clube SESM, em Santa Maria de Jetibá, reunirá coordenadores municipais da Estratégia Saúde Família (ESF) e das vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, além de nutricionistas e técnicos da Regional Vitória do Sistema da Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para discutir vários assuntos entre as equipes.

Os temas tratados desta vez são relativos, entre outros, ao SISVAN e à leishmaniose. A reunião também contribuirá para melhorar a qualidade na assistência médica municipal além de aumentar integração entre os profissionais participantes. Também será feita uma avaliação do trabalho de delimitação geográfica realizado pela equipe técnica da vigilância ambiental.

A cada encontro os assuntos abordados são escolhidos por uma cidade participante da Regional Vitória, que, além da capital do Estado, é composta por Serra, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá. A oficina contará com a presença de representantes de Santa Leopoldina, que foi convidada.

O PACS/ESF é responsável pela realização e supervisão de processos seletivos para Agentes Comunitários de Saúde em 23 cidades que compõem a Regional Vitória. Os técnicos visitam os municípios para fazer a assessoria das unidades básicas de saúde, incluindo-se atendimentos de saúde bucal. Se for necessário, novas equipes são formadas pelo PACS. “O programa é a porta de entrada da Atenção Primária”, disse a coordenadora do projeto, Alda Vieira.

A oficina é itinerante e já foi realizada em Vitória, Santa Teresa, Itaguaçu, e Itarana. O Clube do SESM fica na Rua Herman Hoelke, S/N, em frente ao Colégio Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br