17/03/2009 08h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Laboratório Central da Sesa regionaliza exame de sorologia da dengue para Microrregião de Colatina

Nesta segunda-feira (16), Colatina deu início à realização de exames de sorologia da dengue de todos os municípios da sua Microrregião (Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte), concluindo a política de descentralização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para este procedimento, por meio do Programa Espírito Santo Enfrentando a Dengue.

Até a última semana, as análises de pacientes desses municípios eram enviadas ao Laboratório Central (Lacen), que fica na sede administrativa da Sesa, em Vitória. O descolamento atrasava em até cinco dias a entrega dos resultados.

Além de Colatina, os municípios de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim também assumiram a realização dos exames. O Lacen recebe agora apenas as análises de alguns municípios que fazem parte da Macrorregião Centro-Serrana.

A maior rapidez na entrega dos resultados está entre as principais vantagens. De acordo com a coordenadora do Lacen, Regina Terrão, os exames feitos no Laboratório Central eram liberados em até 10 dias úteis, devido à grande demanda. Nos laboratórios regionais, os resultados poderão ser entregues em até cinco dias úteis, no máximo.

Em Colatina, os exames serão realizados na Policlínica Municipal. Para a análise da sorologia, é recolhida amostra de sangue do paciente, a partir do sétimo dia do aparecimento dos primeiros sintomas. O objetivo é detectar se a pessoa está ou não com a doença.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard