24/08/2015 08h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Lacen capacita técnicos no Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) inicia, nesta segunda-feira (24), uma capacitação que abordará os requisitos gerais para competência de laboratório de ensaio e calibração, previstos na Norma Brasileira (NBR) ISO/IEC 17025:2005. O curso é voltado para um grupo de 60 técnicos do Lacen, dos laboratórios da rede hospitalar estadual, da Vigilância Sanitária Estadual e das Superintendências Regionais de Saúde.

A capacitação será realizada em Vitória e terá carga horária de 32 horas de forma modular, com encerramento previsto para 18 de setembro. Segundo a coordenadora geral do Lacen, Anézia Lima Chaves Ribeiro, trata-se de um treinamento teórico, que visa melhorar a qualificação dos laboratórios da rede estadual de saúde pública em face da necessidade, cada vez maior, de se produzir dados e resultados tecnicamente válidos, demonstrando assim a competência do laboratório.

A chefe do Núcleo da Qualidade do Lacen, Shirley de Castro Koury Guimarães, ressalta que, nesse contexto, é importante qualificar os profissionais quanto a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, as diretrizes para auditorias e procedimentos para o manuseio de resíduos gerados em laboratórios, abrangendo aspectos relativos à legislação. Outro objetivo da capacitação, segundo ela, é fornecer informação sobre os riscos existentes nos laboratórios para que os profissionais possam aplicar esse conhecimento nas atividades que envolvem manipulação, transporte, armazenagem de produtos químicos e descarte de resíduos químicos.

O Lacen é parte integrante da rede nacional de laboratórios e centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnóstico laboratorial nas áreas de vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária. O trabalho desenvolvido pelo Laboratório Central visa a promoção, a prevenção e o controle dos fatores de risco e agravos à saúde individual e coletiva. O laboratório auxilia na tomada de decisões e na realização de ações de vigilância em saúde, além de orientar o processo de planejamento em saúde.

Outros treinamentos

De acordo com a coordenadora geral do Lacen, outros cursos estão previstos para os meses de setembro e outubro: “Formação de Auditores – Norma ABNT NBR ISO 19.011 – Diretrizes para Auditorias de Sistemas de Gestão”; “Resíduos Químicos de Laboratórios – Como Segregar, Armazenar, Embalar e Destinar” e “Segurança em Laboratórios Físico-químicos e Conceitos do Programa GHS (Globally Harmonized System)”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard