19/11/2004 17h03 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Lacen realiza curso de capacitação para detecção da tuberculose

O Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza curso de capacitação para diagnóstico da tuberculose. O evento acontecerá no Hotel Canto do Sol, em Camburi, Vitória, entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26).

O objetivo do treinamento é retomar o trabalho de diagnóstico, que foi esquecido nos últimos anos. De acordo com Maria Cândida Souza Dantas, coordenadora de laboratórios do Ministério da Saúde, há muito tempo esse trabalho não é feito com os municípios e o Espírito Santo sai na frente por promover essa integração.

“Temos 80 mil novos casos de tuberculose por ano no Brasil. Nossa estratégia é ampliar a detecção e, posteriormente, o controle da doença. No Espírito Santo, escolhemos oito municípios como prioridade para os trabalhos”, disse Maria Cândida.

Para a palestrante Rosália Maia, assessora técnica do Ministério da Saúde, a doença é subnotificada por falta de informação da população. “Muita gente acha que tosse prolongada não é sintoma de doença. Os mais carentes têm dificuldade em procurar um posto de saúde, pois acham que o fato de tossir não representa nenhum mal”.

O “curso de capacitação de multiplicadores para o diagnóstico laboratorial da tuberculose e sistema de informação laboratorial de tuberculose” não ficará restrito ao treinamento de identificação. Informações sobre tratamento e novidades nesta área médica serão abordadas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard