20/11/2006 15h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Lacen treina técnicos para descentralização de exames

O Laboratório Central (Lacen-ES) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esta promovendo, até esta quarta-feira (22), debates sobre o processo de descentralização dos exames de colinesterases para servidores da Saúde no Espírito Santo.

“A realização semestral dos exames de colinesterases no sangue é obrigatória para monitorar profissionais expostos aos inseticidas (organofosforados e carbamatos) usados no controle das endemias”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Os exames de colinesterases estão preconizados na Portaria número 3214, de 08 de junho de 1978, expedida pelo Ministério da Saúde.

A redução no tempo de inibição das enzimas colinesterases pode significar intoxicação por inseticidas que combatem os vetores e conseqüentes distúrbios na condução de impulsos nervosos no trabalhador.

Os exames de colinesterases eram realizados pela Funasa até o ano 2000. A partir de 2004, o Setor de Malária do Lacen-ES passou a realizar tais exames em todos os municípios capixabas.

Após um ciclo de reuniões entre profissionais do Lacen, Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), Centro Regional da Saúde do Trabalhador (CRST), Vigilância Ambiental e Superintendências Regionais de Saúde, ficou acordado que a responsabilidade do programa estaria a cargo de todos estas unidades.

Um protocolo de acompanhamento foi elaborado especialmente para definir as competências e responsabilidades de cada um.

Dando início ao processo de descentralização dos exames de colinesterases, a Sesa está propondo um treinamento de técnicos dos laboratórios regionais. O programa foi elaborado para informar, sensibilizar e capacitar os técnicos.

Saiba Mais:
Evento: Programa para a descentralização da execução dos exames de colinesterases para os municípios do Espírito Santo.

Data: de 20 a 22 de novembro de 2006 (segunda a quarta-feira)
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES)
Público-alvo: Técnicos das Regionais de Saúde

Dia 21, terça-feira

- 8h30 às 10 horas: Aula prática com apresentação de kits, início da execução de exames e preparação do material.
Instrutores: Arnídio F. Coutinho, José Carlos Caucho e Isaías Sala – equipe de técnicos Lacen-ES/ Funasa.
- 10 às 10h30: Pausa para café.
- 11 às 12 horas: Continuação da aula prática, execução de exames e análise dos resultados.
- 12 às 13 horas: Pausa para almoço.
- 13 às 15 horas: Continuação da aula prática com execução dos exames e análise dos resultados.
- 15 às 15h30: Pausa para o café.
- 15h30 às 17 horas: Continuação da aula prática com análise dos resultados e esclarecimento de dúvidas.

Dia 22, quarta-feira

- 8h30 às 10 horas: Continuação da aula prática com preenchimentos de boletins e elaboração de cronogramas.
- 10 às 10h30: Pausa para café.
- 11 às 12 horas: Continuação da aula prática e esclarecimentos de dúvidas.
- 12 às 13 horas: Pausa para almoço.
- 13 às 15 horas: Continuação da aula prática com execução dos exames e esclarecimento de dúvidas.
- 15 às 15h30: Pausa para o café.
- 15h30 às 17 horas: Continuação da aula prática com e lavagem e secagem do material.

Gustavo Tenório / Franciane Barbosa / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Texto: Franciane Barbosa