18/06/2007 15h16 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Lançado II Curso de Cuidadores de Idosos nesta segunda-feira (18)

O II Curso de Cuidadores de Idosos foi lançado nesta segunda-feira (18) no Senac em Vila Velha. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES). O objetivo é capacitar servidores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPS) de todo o Estado, representantes municipais do Programa Saúde do Idoso e de técnicos municipais das áreas de vigilâncias sanitária.

Nesta segunda capacitação, que deve durar três meses, participam seis instituições asilares do município de Vila Velha, além de Baixo Guandu, Viana e Afonso Cláudio. Segundo a fisioterapeuta Renata Valadão, integrante da equipe estadual do Programa Saúde do Idoso, o curso abordará temas como primeiros socorros, nutrição, políticas públicas voltadas para o idoso, atenção especial aos idosos e orientações à saúde do cuidador.

“Nosso objetivo é capacitar profissionais de todo o Estado. O importante é que essas pessoas se tornem multiplicadores dentro de suas instituições ou nos seus municípios. É necessário que se tenha responsabilidade com essa população que cresce no País”, diz Renata Valadão.

Para Jaqueline Ferreira da Costa e Marlene Castelan Ferreira, cuidadoras do Espaço Bem Me Quer, localizado no bairro Itapoã, em Vila Velha, o curso ajudará a sanar várias dificuldades encontradas no dia-a-dia do profissional. “Tenho muita dificuldade em manusear os idosos acamados. Com certeza essa capacitação irá me dar suporte para me proteger mais ao executar meu trabalho”, diz Marlene Castelan Ferreira.

A técnica de enfermagem Evanete de Fátima Brusqui Miranda, trabalha com idosos há dois anos e meio e é também uma das profissionais que atua na vigilância sanitária do município de Viana. “É muito importante esse curso, pois o Pacto pela Saúde 2007 está contemplado a atenção à pessoa idosa. Munida dessas informações, poderei desenvolver um trabalho de fiscalização mais aperfeiçoado”, disse Evanete.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br