14/11/2006 11h21 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Mais de 90 profissionais participaram da Jornada de Atualização em Hepatites de Colatina

No último sábado (11), 93 profissionais da rede pública e privada dos 17 municípios da microrregião de saúde de Colatina atualizaram seus conhecimentos durante a Jornada de Atualização em Hepatites Virais Agudas e Crônicas. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, em parceria com a Sociedade de Gastroenterologia do Espírito Santo.

Além de reciclar os profissionais, a jornada também oficializou o início das atividades do Serviço Regional de Assistência Especializada às Hepatites Virais, que começou a funcionar em outubro. O serviço foi implantado pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Colatina.

A assistência oferece serviços de atendimento ambulatorial especializado, que funciona no CRE de Colatina; exames de biologia molecular, coletados no SAE – CTA/Colatina e encaminhados ao Laboratório Central (Lacen); biópsia hepática, coletada no pronto-atendimento de Colatina e encaminhada ao setor de patologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam); e pólo de aplicação de medicamentos, que funciona no PA de Colatina.

“Com o serviço, os moradores da região de Colatina não precisam mais se deslocar até Vitória para cuidar de hepatite”, comemora Kesia Margotto Caliari, chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde. A hepatite é um processo inflamatório do tecido do fígado, provocado por uma infecção viral.

Gustavo Tenório / Franciane Barbosa / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Texto: Daniele Bolonha