11/12/2008 10h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Médicos são capacitados pela Sesa sobre manejo clínico da dengue em Colatina nesta quinta (11)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está promovendo, nesta quinta (11), a Capacitação de Médicos no Diagnóstico e Manejo Clínico de Dengue, direcionada aos médicos. O evento ocorre no auditório do INSS, em Colatina, das 8 às 17 horas.

A capacitação será ministrada pela médica infectologista da Sesa, Theresa Cardoso. Participam da capacitação 50 médicos clínicos e pediatras, das secretarias municipais de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF) das 23 cidades das microrregiões Colatina e Linhares, além dos médicos de hospitais públicos e privados que fazem parte destas microrregiões.

O objetivo do evento é capacitar os profissionais para prestar atendimento e tratamento rápido, oportuno e adequado na rede de Atenção Primária e hospitalar. Esses médicos têm o compromisso de atuar como multiplicadores do tema nos municípios e hospitais.

A Superintendência de Regional de Saúde de Colatina está organizando ainda a Capacitação de Enfermeiros no Manejo Clínico de Dengue, para todos os enfermeiros da Rede de Atenção Primária de Colatina, enfermeiros dos hospitais do município, e ainda das secretarias dos municípios de baixo risco e risco mínimo, que fazem parte da Regional.

O evento ocorrerá nesta sexta (12) e segunda (15), no auditório do Sanear, em Colatina. Serão formadas duas turmas. A capacitação será ministrada pelos enfermeiros e médico da ESF da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina, que já foram capacitados pela Sesa.

Campanha

A Sesa está realizando uma série de ações para organizar o atendimento aos casos de dengue e para evitar que haja aumento de casos nos próximos meses.

Todas as ações desenvolvidas fazem parte do Projeto Espírito Santo Enfrentando a Dengue, que foi lançado em outubro deste ano com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, evitar adoecimento e óbitos por dengue, fortalecendo quatro grandes eixos do Programa Estadual de Controle da Dengue, que são: controle ao vetor, assistência ao doente, educação em saúde e vigilância epidemiológica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard