16/08/2012 05h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Ministério Público do Estado conhece Central de Regulação de Leitos da Sesa

A convite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) conheceram, na tarde desta quarta-feira (15), a Central de Regulação de Leitos do Estado, no CRE Metropolitano, em Cariacica. Além de apresentar todo o processo de trabalho, a iniciativa serviu para explicar de forma clara e transparente o trabalho desenvolvido.

A visita foi conduzida pelo subsecretário da Saúde, Geraldo Queiroz, e pela coordenadora da Central de Regulação, Daniela Mill. Representando o MPES, o procurador de justiça, José Adalberto Dazzi, acompanhou de perto as atividades desempenhadas pelos profissionais que atuam no local.

O subsecretário falou um pouco mais dos avanços do Complexo Regulador como um todo no Espírito Santo, ressaltando que em média são feitas 160 solicitações de vagas por dia. A coordenadora da Central exemplificou o processo de solicitação de vagas, atualmente feito por meio de software especializado.

Dos pedidos recebidos pela Central, 35% em média são resolvidos nos locais de origem pela melhora do quadro de saúde. Os demais 65% necessitam de transferência. Quando esse é o caso, a busca pelos leitos deve seguir uma ordem, explicou o subsecretário.



A busca é feita primeiramente nos hospitais estaduais. Se for necessário, pode ser estendida aos filantrópicos e, por último, nos particulares, onde as vagas são compradas. No ano passado o Estado comprou 5.156 leitos, sendo 1.530 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Geraldo Queiroz ponderou a dificuldade de se encontrar leitos específicos em algumas ocasiões. Segundo ele, a busca não se restringe a localizar apenas uma “cama”, mas um recurso adequado preparado para atender àquele caso especificamente. “Tudo isso visando a melhor assistência possível ao paciente”, esclareceu.

Depois de conhecer a Central de Regulação de Leitos, os representantes do Ministério Público do Estado conheceram a Central de Marcação de Consultas e Exames, que também fica no CRE Metropolitano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard