02/04/2008 11h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Moradores de Cariacica podem ajudar o Hemoes nesta quinta (03)

Nesta quinta-feira (03), o ônibus de coleta externa do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) fará uma visita a uma igreja em Cariacica. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas que querem doar sangue, mas têm dificuldades de irem até à sede do Hemocentro, que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), onde está localizado o centro de coleta.

A coleta será realizada das 08 às 15 horas, na igreja que fica localizada na Rua Henrique Rosetti, 55, em Jardim América. Além de sangue, quem for ao local, também poderá se cadastrar e se tornar um doador voluntário de medula óssea. No sábado (05), o ônibus de coleta externa estará no município de Montanha.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. A instituição que tenha interesse em participar das campanhas de coleta externa pode entrar em contato com o Hemoes pelos telefones: (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Não perca a viagem

Para participar, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde, não estar em jejum; e caso o doador tenha almoçado, a doação deve ocorrer após três horas. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. Em cada procedimento é colhida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

O cadastro de doadores de medula óssea também é simples. A medula óssea é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células do sangue. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Para se cadastrar, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

Coletas externas do mês de abril:
(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

- Dia 03: Igreja Presbiteriana. Rua Henrique Rosetti, 55, Jardim América, Cariacica (sangue e cadastro de medula);

- Dia 05: município de Montanha (sangue e cadastro de medula);

- Dia 07: município de Santa Maria de Jetibá (sangue e cadastro de medula);

- Dia 09: Sul América. Praça dos Namorados, próximo ao Bob’s, em Vitória (sangue).

- Dia 12: Unimed Piraqueaçu. Rua. Fiori Teci, 290, Bairro Ginásio, em Aracruz (sangue e cadastro de medula);

- Dia 15: (das 10 às 16 horas): Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Espírito Santo. Rua Pietrângelo de Biase, 33, Centro, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 17: Município de Mucurici (sangue e cadastro de medula).

- Dia 19: Município de Baixo Guandu. Rua Dr. Hugo Lopes Nali, 270 Centro (sangue e cadastro de medula).

- Dia 23: Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Próximo ao Posto de Saúde (sangue);

- Dia 25: Ministério Público Estadual. Rua Humberto Martins de Paulo, 350, Edifício Promotor Edson Machado, Praia do Suá, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 29: Município de Venda Nova do Imigrante. Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, ‘Polentão’ (sangue e cadastro de medula).

- Dia 30: (das 9 às 16 horas): Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Rua João Batista, 575, Praia do Suá (sangue e cadastro de medula).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha