19/02/2009 13h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Municípios da Região Metropolitana divulgam esquema de plantão durante Carnaval

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (19), com os secretários municipais de Saúde da Região Metropolitana de Vitória para compartilhar informações a respeito dos plantões de prontos-atendimentos e unidades básicas de saúde (UBS) durante o período de Carnaval.

Tozi reafirmou a importância do trabalho em equipe: “Estamos conseguindo regular de forma satisfatória a saúde no Estado, mas não existe salvação isolada. Temos que trabalhar juntos e evitar empurrar o problema um para o outro”.

Estiveram presentes os secretários municipais de Viana, Vitória, Serra, Fundão, Guarapari, a coordenação de Urgência e Emergência de Cariacica, o subsecretário de Gestão Hospitalar da Sesa, Anselmo Dantas, coordenadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Central de Regulação de Leitos e da Gerência de Regulação.

Os municípios fizeram um esquema especial para o atendimento médico durante o Carnaval nos prontos-atendimentos (PAs) e unidades básicas de saúde.

Em Vitória, os PAs da Praia do Suá e de São Pedro ficarão abertos 24 horas. Também funcionam as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Pedro, Santo André, Maruípe, Forte São João, Jardim da Penha e Santo Antônio, das 8 às 17 horas.

No município de Serra, o atendimento será em regime de plantão nos PAs de Carapina e de Serra. As Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa abrirão no sábado, das 07 às 17. Estas duas últimas funcionarão na segunda-feira (23), no mesmo horário.
O Pronto-Atendimento de Cobilândia também atenderá 24 horas, enquanto que o PA de Coqueiral de Itaparica funcionará das 07 às 18 horas. Ambos ficam em Vila Velha.
No município de Cariacica, na Policlínica de Itacibá, também haverá serviço por 24 horas no período de Carnaval e o PA Infantil de Alto Lage funcionará normalmente.

Em Viana, ficam de plantão o PA e a Unidade Básica de Saúde, localizada na sede do município. Fundão também colocará o PA, na sede, em funcionamento durante todo o feriado. Em Guarapari, a população será atendida no Pronto-Atendimento da Praia do Morro.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro