12/02/2009 15h59 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Municípios do Sul do Estado recebem orientações para o combate à dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue com as ações emergenciais para o combate à dengue. A força-tarefa contra a doença - formada por técnicos estaduais da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e Gestão Hospitalar - esteve nesta quinta-feira (11) nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, no Sul capixaba.

Foram realizadas reuniões nos dois municípios, onde o grupo apresentou as orientações emergenciais para o combate à doença, com prioridade para a assistência ao paciente com suspeita de dengue. A ação contou ainda com a presença do subsecretário de Estado da Saúde de Regulação e Assistência, Francisco José Dias.

Na primeira reunião, realizada em Cachoeiro do Itapemirim, pela manhã, os secretários municipais de Saúde da Microrregião do município compareceram em peso. Estiveram presentes também diretores de hospitais e representantes das unidades básicas de saúde. À tarde, os gestores em saúde dos municípios da Microrregião de Guaçuí estiveram com os técnicos da Sesa.

Nas duas ocasiões, foram apresentadas as diretrizes para o atendimento ao paciente nas unidades básicas de saúde e nos hospitais, controle do vetor, capacitação de agentes de campo e procedimentos de notificação.

Hidratação

Eles reforçaram ainda a importância da hidratação, que deve ser feita imediatamente após o aparecimento dos sintomas da doença. O procedimento tem que ser iniciado dentro de casa, com água ou soro caseiro, e continuar durante o tratamento e transporte de paciente, caso necessário.

Foi solicitado que os municípios enviem, até a próxima segunda-feira (16), uma planilha com a lista das necessidades mais urgentes em relação à assistência ao doente, controle do vetor, mobilização social e vigilância epidemiológica. Com as informações, a Sesa vai poder ajudar os municípios e organizar ainda uma ajuda mútua entre eles.

São 13 os municípios que compõe a Microrregião de Cachoeiro de Itapemirim: Castelo, Vargem Alta, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Apiacá, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivácqua e Cachoeiro do Itapemirim. Fazem parte da Microrregião Guaçuí 10 municípios: Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Alegre, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Guaçuí.

Na próxima segunda-feira (16), os técnicos estaduais estarão na Microrregião de Colatina e, no dia seguinte, terça-feira (17), eles se reúnem com os gestores municipais da Macrorregião de São Mateus. O grupo força-tarefa faz parte das ações emergenciais que foram colocadas em práticas, desde a última semana, contra a dengue.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro