25/11/2004 14h59 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Obesidade é mais comum em meninos capixabas

A obesidade nos adolescentes da região Sudeste é mais comum entre aqueles de classe alta, residentes da área urbana e afeta principalmente o sexo masculino. Essas informações foram passadas nesta quarta-feira (24), durante conferência realizada no I Simpósio e IV Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A palestrante, Glória Valéria da Veiga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falou sobre a Epidemiologia Nutricional do Adolescente no Brasil e no Mundo e, mostrou aos participantes algumas das conseqüências do sobrepeso.

De acordo com Glória “o grande problema é que a obesidade não vem sozinha. Ela vem acompanha de grandes complicações como hipertensão arterial e problemas cardíacos. Existem ainda os fatores psicossociais. Os adolescentes apresentam falta de auto controle e auto estima, desleixo com sua aparência, sentem rejeitados e muitas vezes optam pelo isolamento”.

Segundo a palestrante, o mundo da obesidade gera também o inverso, que é o medo do sobrepeso junto com a busca do corpo ideal. “Essa busca acontece, geralmente, sem bom senso e percebemos que as pessoas se rendem à estética da magreza”, alertou.

Como conseqüência é comum nesses casos aparecerem transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, decorrentes da preocupação excessiva com o peso.

Evento

O I Simpósio e IV Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição é uma realização da Vigilância Epidemiológica de Alimentação e Nutrição da Sesa e está acontecendo no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, Vitória.

A solenidade de abertura, realizada na noite desta quarta-feira (24), contou com as participações do secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua e da coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica da Alimentação e Nutrição da Sesa, Giovana do Prado Ventorim.

Giovana destacou a importância do evento. “Somos 78 municípios no Estado e a grande maioria deles não possui o Programa de Alimentação e Nutrição estruturado. Por isso, a realização desse simpósio para que possamos sensibilizar e capacitar os técnicos de saúde municipais para a implantação da vigilância alimentar dos adolescentes em todo Estado”, disse.

Com o tema "Distúrbios Alimentares e Nutricionais na Adolescência", o I Simpósio e IV Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição continua nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26).

25 de novembro: Quinta-feira

08h – Palestra: Crescimento e Desenvolvimento do Adolescente
Palestrante: Dra. Sandra Martins (Universidade Federal do Espírito Santo)

08h50 – Palestra: Técnicas de Avaliação Nutricional do Adolescente