30/04/2008 13h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Ônibus do Hemocentro faz campanha em Jardim Camburi neste sábado (03)

O ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) faz uma campanha de coleta de sangue neste sábado (03), em uma igreja de Jardim Camburi, Vitória. Os voluntários podem comparecer à Rua Italina Pereira Mota, n.º 500, entre às 8 e 15 horas.

A campanha seguinte será em uma igreja de Itaparica, Vila Velha, na próxima quarta-feira (07).

As campanhas externas da equipe do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones para marcação de visita são (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Hemoes no feriadão

Quem não puder comparecer a Jardim Camburi pode optar pelo Hemoes de Vitória, que funciona em regime de plantão no feriado do Dia do Trabalho. Neste sábado (03), os voluntários podem doar sangue ou fazer cadastro de medula óssea das 7 às 18h30.

Como ser doador

Para ser doador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve esperar três horas. Em cada procedimento é colhida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoa estiver sob efeito de alguma medicação, basta levar a receita para ser avaliada.

Confira o cronograma:

(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

Dia 03 – Igreja Batista Jardim Camburi – Vitória (sangue).
Rua Italina Pereira Mota, nº 500, Jardim Camburi;

Dia 07 – Igreja Batista (sangue e cadastro de medula)
Avenida Mimoso do Sul, nº. 13 – Itaparica Vila Velha (próximo ao Supermercado Faé);

Dia 09 – Coleta Alto Rio Novo (sangue).
Praça Principal – Centro;

Dia 12 – Faculdade FABAVI – Serra (sangue e cadastro de medula).
Atrás do Terminal de ônibus Laranjeiras;

Dia 13 – Faculdade Novo Milênio – Coqueiral de Itaparica.
Avenida Santa Leopoldina;

Dia 14 – Faculdade UNESC – Colatina (cadastro de medula óssea);

Dia 15 – Hospital Drª. Rita de Cássia – Barra de São Francisco (sangue e cadastro de medula).
Rua Prefeito Manoel Gonçalves, 825, Centro;

Dia 17 – Vila Pavão (sangue e cadastro de medula).
Secretaria Municipal de Agricultura (próximo a Câmara Municipal);

Dias 30 a 31 – Lions Clube, Pinheiros, Centro (sangue e cadastro de medula).

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br