24/03/2008 05h23 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Ônibus do Hemocentro faz campanha externa no Detran de Vitória na terça (25)

Nesta terça-feira (25), o ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) vai ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de Vitória. O veículo estacionará na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.270, Barro Vermelho, das 8 às 15 horas, para coletar sangue e fazer cadastro de medula óssea.

A última ação externa do Hemocentro, realizada no sábado – dia 15 - , em Jardim da Penha, foi considerada a melhor do ano em termos de atendimento. Foram colhidas 72 bolsas de sangue e feitos 103 registros de possíveis doadores de medula, o que dá um total de 175 voluntários. O número de inaptos se manteve abaixo da média: 15 ao todo.

O bom resultado se deveu à divulgação. Geralmente, o número de pessoas que não podem doar devido ao desconhecimento de como são feitos os procedimentos é maior. Há casos de voluntários que comparecem ao local das atividades, mas não doam porque não portam os documentos exigidos ou têm algum problema de saúde incompatível com a doação.

Não perca a viagem

Para ser doador, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve ser feita três horas após a refeição. Em cada procedimento é colhida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoas estiver tomando algum medicamento, basta levar a receita para ser avaliada.

Para cadastrar medula óssea, são seguidos os mesmos procedimentos, só que em vez da doação de sangue, é retirado 10ml do líquido. Caso haja compatibilidade da amostra com outra de algum paciente, o voluntário é consultado e pode dar ou não segmento à doação. Qualquer um que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode fazer o cadastro.

A próxima parada do ônibus do Hemocentro será na Rodovia do Contorno, em Cariacica, no próximo 26, das 8 às 15 horas. Serão colhidos sangue e amostras de cadastro de medula.

Confira o cronograma de março:

- 26/03 – Vitória Diesel, Rodovia do Contorno, Cariacica. Campanha da Vitória Diesel e Viação Águia Branca (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula);
- 29/03 - Centro da cidade, Jaguaré (coleta de sangue).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard