16/12/2008 06h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Ônibus do Hemoes coleta sangue e cadastra medula óssea no TRE-ES nesta terça (16)

Nesta terça-feira (16), o ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), unidade administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), coleta sangue e realiza cadastramento de medula óssea no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na Rua João Batista, 575, Praia do Suá, Vitória, das 8 às 16 horas.

Trata-se de uma ação conjunta entre o TRE-ES e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest/ITI).

Para participar, além de boa vontade, os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto e preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário.

É preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O cadastro de medula óssea é simples: basta preencher também uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sangüíneas. Quem sofre de doenças como leucemia, pode precisar do transplante do tecido.

Visitas externas

As visitas externas da equipe do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. A instituição interessada em participar pode marcar uma visita da Unidade Móvel pelos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Confira o cronograma do mês de dezembro:
(As ações são realizadas habitualmente das 8 às 16 horas)

Dia 16
Vitória – Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest/ITI). Rua João Batista, 575, Praia do Suá. Doação de sangue e cadastro de medula.

Dia 17
Vitória – Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá.
Doação de sangue e cadastro de medula.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard