15/02/2008 13h27 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Ônibus do Hemoes estará em hipermercado neste sábado (16) para coleta de sangue e cadastro de medula óssea

A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará em um hipermercado neste sábado (16) para coletar sangue e fazer cadastro de medula óssea. As doações poderão ser feitas das 8 às 15 horas, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1905, Bento Ferreira, Vitória, ao lado da Prefeitura de Vitória.

Durante a campanha externa realizada na última terça-feira (12), na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), foram coletadas 24 bolsas de sangue, mas 25 pessoas eram inaptas para doar devido, entre outros fatores, à má alimentação. A situação se refere principalmente a universitários, que muitas vezes passam o dia inteiro fora de casa e não fazem as refeições de forma correta, um requisito básico para ser voluntário.

Nos próximos dias 20 e 21, o ônibus do Hemocentro estará em um hotel na Praia da Costa, Vila Velha, para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula. Ainda este mês, a unidade móvel também viajará para Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Aracruz e Cariacica.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino, empresas, instituições bancárias, igrejas e entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula.

Em 2007 foram realizadas mais de 80 coletas externas em todo o Espírito Santo, o que permitiu o cadastro de mais de 15 mil doadores de medula óssea e mais de 41 mil doações de sangue. As visitas também contribuíram para a manutenção dos estoques de sangue do Hemoes, atualmente em queda.

Estoques de sangue em baixa

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são críticos para o estoque de sangue nos hemocentros de todo o País por causa do período de festas de fim de ano, férias e de Carnaval, quando os doadores costumam viajar. E é justamente nessa época que os hospitais mais precisam de sangue para atender o alto número de vítimas de acidentes de trânsito e da violência.

No Espírito Santo, o Hemoes já registrou queda no número de voluntários que procuram a unidade para doar sangue. Em dezembro, o Hemocentro contou com a colaboração de 2.214 voluntários aptos a doar sangue, contra os 2.883, de novembro.

“Para suprir a demanda dos hospitais, o Hemocentro precisa de 80 a 100 doações diariamente. Esse número vem caindo para 40 a 50 doações”, explica a coordenadora estadual de Captação Externa, Sâmia Shechim.

Por que doar sangue?

Doar sangue é rápido, fácil e seguro e deve ser uma ação voluntária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia. Cada doação pode ajudar até três pessoas, como pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas.

Para doar, basta estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50kg; não estar em jejum; e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável.


Confira o cronograma da Unidade Móvel neste mês:

- 16/02 – das 8 às 15 horas - Sam´s Club – Vitória (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 20 e 21/02 – das 8 às 15 horas – Hotel Hostess, Praia da Costa – Vila Velha (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 23/02 – das 8 às 15 horas – Faculdade Doctum - Guarapari (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 26/02 – das 8 às 15 horas – Praça Central de Aracruz (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

- 27/02 – das 8 às 15 horas – Faculdade São Camilo – Cachoeiro de Itapemirim (coleta de sangue)

- 28/02 – das 12 às 17 horas – Cefetes, São Francisco – Cariacica (coleta de sangue e cadastro de doadores de medula)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch / Manuella Siqueira/ Marcos Bonn
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard