08/05/2008 15h27 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Ônibus do Hemoes faz coleta de sangue em Alto Rio Novo nesta sexta (09)

O ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), que pertence à Secretaria de Estado da Saúde, faz uma campanha de coleta de sangue nesta sexta (09), em Alto Rio Novo. Os voluntários podem comparecer à Praça Central do município, entre às 8 e 15 horas. Além das doações de sangue, os voluntários também poderão fazer o cadastro de doador de medula óssea.

Ao todo foram programadas dez visitas para coleta de sangue e/ou cadastro de doadores de medula óssea a municípios do Estado. A primeira aconteceu na sexta-feira (02), em Afonso Cláudio; a segunda no sábado (03), em Jardim Camburi; e a terceira nesta quarta-feira (07), em Vila Velha.

O objetivo das coletas externas é facilitar o acesso das pessoas que querem doar sangue, mas têm dificuldades de ir até a sede do Hemocentro, em Maruípe, Vitória, onde está localizado o centro de coleta.

Não perca a viagem

Para participar, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde, não estar em jejum; e caso o doador tenha almoçado, a doação deve ocorrer após três horas. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O cadastro de doadores de medula óssea também é simples. A medula óssea é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células do sangue. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Para se cadastrar, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula.

Além das visitas externas e da sede do Hemoes, os voluntários também podem doar sangue ou se cadastrar para doar medula na Unidade de Coleta à Distância, no Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, e nos Hemocentros de Linhares, Colatina e São Mateus.

A instituição que quiser participar das campanhas pode marcar uma visita da unidade móvel nos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Confira o cronograma:

(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

Dia 09 – Coleta Alto Rio Novo (sangue).
Praça Principal – Centro;

Dia 12 – Faculdade FABAVI – Serra (sangue e cadastro de medula).
Atrás do Terminal de ônibus Laranjeiras;

Dia 13 – Faculdade Novo Milênio – Coqueiral de Itaparica.
Avenida Santa Leopoldina;

Dia 14 – Faculdade UNESC – Colatina (cadastro de medula óssea);

Dia 15 – Hospital Drª. Rita de Cássia – Barra de São Francisco (sangue e cadastro de medula).
Rua Prefeito Manoel Gonçalves, 825, Centro;

Dia 17 – Vila Pavão (sangue e cadastro de medula).
Secretaria Municipal de Agricultura (próximo a Câmara Municipal);

Dias 30 a 31 – Lions Clube, Pinheiros, Centro (sangue e cadastro de medula).

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação/Sesa