22/12/2005 07h05 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Ordem de Serviço do Hospital Central será assinada nesta terça (27)

Depois de três anos fechado, faltam poucos meses para a reabertura do Hospital São José. Nesta terçaa-feira (27), 10h30, o secretário de Saúde, Anselmo Tose, assina a ordem de serviço para a reforma na unidade, que deverá ficar pronta em 180 dias.

A obra no Hospital São José, também conhecido como Central, foi orçada em R$ 6 milhões e transformará a unidade em retaguarda para desafogar hospitais de urgência e emergência da Grande Vitória. Uma Organização Social será responsável por administrar o Hospital, que terá 100% de recursos públicos.

O hospital terá 227 leitos, dentre eles 20 de UTI e 15 semi-intensivos e realizará procedimentos de média e alta complexidade, como cirurgias neurológicas, ortopédicas, vasculares e toráxicas. Além disso, é estudada a implantação do Programa de Internação Domiciliar, priorizando um atendimento mais humanizado aos pacientes.

“A reforma e abertura do Hospital Central em 2006 é mais uma peça para a reconstrução da saúde pública no Espírito Santo. Com a inauguração da Central de Regulação e a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), damos respostas para resolver problemas antigos, como a superlotação de nossos corredores”, destaca Anselmo Tose.

A desapropriação do Hospital Central custou ao Governo 4,5 milhões de reais. O custeio estimado da unidade ficará em torno de 2 a 3 milhões de reais. A unidade ocupa uma área de 9.610 metros quadrados.

Organização Social

Esse novo modelo de gestão tem como princípio a busca pela eficiência, humanização, transparência, além do rigor nos gastos públicos e na qualidade dos serviços prestados.

Um contrato é firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e uma empresa em sistema de Organização Social, que fica responsável por administrar todos os aspectos para o funcionamento do Hospital. Cabe a Sesa enviar o dinheiro para a manutenção dos serviços e controlar a qualidade do atendimento, que será 100% Sistema Único de Saúde.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
3137-2378/ 3137-2315/ 9969-8271