26/03/2008 14h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Órgãos públicos estaduais não funcionam na próxima segunda (31)

Na segunda-feira (31), os órgãos da administração pública estadual do Poder Executivo não funcionarão nos municípios nos quais existe lei estabelecendo feriado em homenagem à Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha. Para os municípios em que não tenha sido decretado feriado, o governador Paulo Hartung decretou ponto facultativo.

Um exemplo de cidade que decreta feriado municipal é Vitória, de acordo com a Lei 1.732, de 1967, do prefeito Setembrino Pelissari, que determina que o Dia de Nossa Senhora da Penha é um feriado religioso.

No Estado, os serviços essenciais à população são mantidos em órgãos que desempenham suas funções em regime de escala ou que não admitem paralisação como, por exemplo, hospitais e delegacias de polícia.

Atendimento de hospitais no feriado

Os serviços de urgência e emergência prestados pelas instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) funcionarão normalmente durante o feriado dedicado a Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira (31).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e os prontos-socorros dos hospitais São Lucas (HSL), em Vitória; Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha; Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Silvio Avidos (HSA), em Colatina, e João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, não param.

Da mesma forma funcionam os hospitais Dório Silva (HDS), em Serra; São José do Calçado (HSJC), em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (HUIJM), em Jerônimo Monteiro; Rita de Cássia (HRC), em Barra de São Francisco e os Infantis de Vitória e Vila Velha. A exceção são as consultas ambulatoriais oferecidas por estas unidades, que voltam a partir de segunda-feira (01).

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) também funcionará normalmente, das 7 às 19 horas.

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, segue o decreto do município e não abrirá no feriado. As atividades retornam na terça (01).

O funcionamento dos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano, em Cariacica; de Vila Velha; de Cachoeiro de Itapemirim; de Colatina e de São Mateus, seguirão o decreto dos respectivos municípios. Os atendimentos oferecidos pelos CREs não são de urgência nem de emergência e retornam no fim do feriado.

Atendimento bancário no feriado

Na próxima segunda (31), dia dedicado à padroeira do Estado do Espírito Santo – Nossa Senhora da Penha –, não vão funcionar as Agências do Banestes localizadas em Vila Velha e em Vitória, além das localizadas em outras cidades onde as respectivas prefeituras também decretarem feriado.

Superintendência Estadual de Comunicação Social
(27) 3381-3728/3731