06/11/2013 09h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Ouvidoria da saúde: Sesa capacita 16 servidores até sexta-feira (08)

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Hospital das Clínicas (Hucam) e de nove municípios do Espírito Santo com ouvidorias implantadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) participam de uma capacitação para aprender a operacionalizar a ferramenta informatizada – Sistema OuvidorSUS. O treinamento é realizado na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS), na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Além de técnicos da ouvidoria da Sesa, serão capacitados técnicos dos municípios de: Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, São Mateus, Vila Velha e Vitória. Também participarão do curso técnicos do Hospital das Clínicas (Hucam), cuja ouvidoria está aderindo ao Sistema OuvidorSUS. Ao todo são 16 pessoas em treinamento.

A ouvidoria é um canal de comunicação entre a população e a gestão do serviço de saúde e possibilita que o cidadão se manifeste e dê sua opinião ou contribuição por meio de denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitação de informação de forma presencial, por telefone ou email. Os dados são registrados no banco de dados nacional.

A Ouvidoria da Sesa tem participado da discussão e pactuação do Contrato Organizativo de Ações Públicas de Saúde (COAP), no qual a implantação de ouvidorias aparece com um indicador específico, em processo de pactuação no âmbito de cada região de saúde.

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES) apoia e supervisiona a estruturação dessas ouvidorias, com vistas a fortalecer o Sistema Nacional de Ouvidorias, articulando as diversas ouvidorias estaduais, municipais e de serviços do SUS em atuação no país.

Segundo a ouvidora da Sesa, Vera Lúcia Peruch, a capacitação que se realiza no nosso Estado é parte desse processo e capacita técnicos envolvidos a implantar efetivamente as respectivas ouvidorias, a partir da descentralização do registro, tratamento e encaminhamento das demandas e respostas aos cidadãos em cada território de abrangência desses serviços.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3636-8333/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard