20/06/2007 15h06 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Pacientes do Crefes comemoram recebimento de equipamentos auxiliares de locomoção

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) nesta quarta-feira (20). Aproximadamente 80 pessoas foram beneficiadas. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jorge Goes Coutinho, deputados estaduais, lideranças da região, moradores e familiares dos pacientes.

O secretário Anselmo Tose destacou a importância da entrega dos equipamentos para a reabilitação dos pacientes. Ele lembrou que existe um esforço da Secretaria para expandir o serviço de saúde no Estado. “Estamos construindo o Hospital Central, com mais de 200 leitos, e vamos ampliar o São Lucas, que contará com 50 leitos de UTI, além de outras importantes obras”, destacou.

O comerciante José Cura recebeu a prótese do secretário Anselmo Tose, representando os demais pacientes, e agradeceu aos funcionários do Crefes e ao secretário pelo cuidado com que tratam os pacientes, desde o recebimento de equipamentos até o carinho em atendê-los durante a reabilitação.

Vítima de um acidente de carro em 2005, o comerciante teve uma das pernas amputadas e usava muletas. Agora comemora o retorno para as atividades diárias e ainda deu uma lição de vida aos colegas que também precisam de algum auxílio. “Vou poder trabalhar novamente na minha lanchonete. Com as muletas era muito difícil. Temos que encarar a realidade, as dificuldades da vida, e continuar. Não podemos desanimar”, afirma.

Foram entregues cadeiras higiênicas e de roda para paraplégicos, próteses para membros inferiores e superiores, coletes, calçados anatômicos, muletas, entre outros, totalizando 82 equipamentos. Trata-se de um investimento de R$ 104 mil. No início do mês passado, o Crefes entregou 108 próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção.

A demanda mensal do Crefes é de seis próteses e de 80 cadeiras de roda. Mas para receber a prótese, o paciente passa, antes, por treinamento durante quatro meses, em que são feitos os moldes e a protetização. Até o final do ano, 240 pessoas terão sido beneficiadas com os equipamentos.

A instituição

O Crefes é uma unidade de atendimento médico, mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que tem o objetivo de dar suporte às pessoas com problema na movimentação desde a infância até a terceira idade, habilitando e adaptando os pacientes à vida social e familiar. Para isso, a instituição conta com cinco unidades de tratamento para diferentes problemas de saúde.

A mais conhecida é a Unidade de Trabalho de Prótese e Órtese, onde especialistas em ortopedia fazem o diagnóstico e a indicação do uso dos aparelhos. Segundo o diretor-geral da Unidade, Inácio Coutinho, as próteses e órteses geralmente são produzidas pelo próprio Crefes, mas, como a demanda é muito grande, é necessária, algumas vezes, a compra de mais equipamentos para completar os pedidos.

Apesar de serem usados para facilitar, ajudar ou corrigir a movimentação dos deficientes, esses aparelhos têm uma diferença funcional. Enquanto as próteses são anexadas ao corpo e usadas intermitentemente, as órteses são utilizadas junto ao corpo temporariamente, como um corretor de postura. Entre os meios de auxílio à locomoção se destacam as cadeiras de roda e as muletas.

Além do centro especializado em próteses, o Crefes também conta com a Unidade Ambulatorial, que atende traumas, pessoas em pós-operatório da coluna, membros superiores e inferiores e a Unidade de Trabalho Neurológico Adulto e Infantil, responsável por tratar pacientes com seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo craniano, paralisia cerebral e crianças com atraso no desenvolvimento geral.

As outras duas são a Unidade de Trabalho e Internação, especializada no atendimento de seqüelas recentes de AVC, traumatismo de coluna e craniano e a Unidade de Reabilitação Comunitária, que presta serviços de atendimento domiciliar às pessoas que não podem se locomover até o Crefes. Os interessados neste serviço podem ligar para 3149-9619 para agendar o atendimento.

Para realizar esse amplo trabalho, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo conta com uma equipe de médicos multiprofissionais, que inclui fisiatras, clínico-gerais, urologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, ortopedistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

O Crefes foi fundado em 22 de fevereiro de 1979 e atende, diariamente, pessoas de todo o Estado e também do Sul da Bahia. A unidade é referência estadual na prestação dos serviços que oferece. Esse ano, a unidade otimizou o atendimento em seu pólo de audiologia ao comprar novos equipamentos usados no tratamento de pessoas com problemas de audição. O Crefes fica na Rua Gastão Roubach, s/n, Praia da Costa, Vila Velha.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga / Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard