29/11/2007 16h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Pacientes ostomizados do CRE Metropolitano participam de confraternização

O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, localizado em Jardim América, Cariacica, em parceria com a Associação de Ostomizados do Espírito Santo, promoveu na tarde desta quinta-feira (29) uma confraternização de fim de ano. A festa aconteceu no restaurante da unidade de saúde e teve a participação da equipe médica e dos pacientes do Programa de Atenção a Ostomizados.

A confraternização teve o objetivo de integrar os ostomizados e comemorar o Natal. A Associação organizou um lanche e distribui brindes. “Esses pacientes precisam seguir uma dieta específica. Por isso só foi servida comida saudável, como frutas, sucos e bolos leves”, disse Marcelli Marquezini, chefe de Núcleo Regional de Especialidades do CRE Metropolitano.

Cerca de 70 presentes se divertiram ao som de música mecânica e com brincadeiras de bingo. “Estavam todos muito animados. O evento foi muito divertido. E é bom para comemorar a superação dessas pessoas e a época de festas de fim de ano que está chegando”, disse Marcelli Marquezini.

O Programa de Atenção a Ostomizados do CRE atende a cerca de 1.300 pacientes que passaram por cirurgias de colostomia ou urostomia. Pacientes que passam por esse tipo de procedimento não conseguem controlar as necessidades fisiológicas. Por essa razão, eles precisam utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

O CRE Metropolitano fornece as bolsas, que chegam a custar até R$ 80,00. “Dependendo do paciente a bolsa pode durar três dias, ou deve ser trocada diariamente”, explicou Marcelli.

A unidade de saúde entrega as bolsas nas terças e quintas-feiras e também manda o equipamento para os outros CREs do Estado. Para ter direito ao equipamento, o paciente precisa marcar uma consulta com o assistente social do programa.

Serviço:
Programa de Atenção a Ostomizados