23/11/2004 16h16 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Período de transição das prefeituras é preocupação para a Sesa

Preocupado com o período de transição das prefeituras, quando é comum acontecerem mudanças nos contratos dos servidores, o Secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, disse aos prefeitos eleitos e futuros secretários municipais de Saúde da microrregião de Linhares, sobre os cuidados que devem ser tomados nesse processo.

“Não podemos deixar que as ações positivas que estão vigorando nos municípios sejam penalizadas por essas mudanças”, alertou o secretário. Ele falou sobre a preocupação do Estado com o possível aumento no número de casos de dengue em janeiro, “justamente quando acontece toda essa transição, principalmente com os agentes de saúde responsáveis pelo combate à doença”, disse.

Os profissionais do Programa de Saúde da Família também foram lembrados pelo secretário, já que seus vínculos, normalmente, terminam no final do ano.

“O que compete ao Estado está sendo feito, mas a execução é com as prefeituras, por isso, essa preocupação deve estar presente para que os resultados alcançados até aqui não sejam perdidos”, finalizou Scárdua.

O encontro com os gestores municipais aconteceu na manhã desta terça-feira (23), no Center Norte Conceição, em Linhares. Participaram do evento os representantes dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, Rio Bananal, João Neiva, Sooretama e Linhares.

Scárdua estava acompanhado pelos subsecretários, representantes das superintendências e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que explicaram o funcionamento do Plano Diretor de Regionalização, como são feitas as pactuações entre o Estado e os municípios, as obrigações com a atenção básica, o acesso à assistência e a importância dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

A reunião, realizada em Linhares, faz parte de um projeto para que a equipe da Sesa esteja em contato com todos os prefeitos eleitos a fim de mostrar o planejamento da saúde estadual.
A próxima reunião acontece no dia 1º de dezembro, com a microrregião de Cachoeiro de Itapemirim e, no dia dois de dezembro, com a microrregião de Guaçuí.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br