22/10/2008 06h24 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Pesquisa do IBGE coletará pela primeira vez informações sobre tabagismo e exercício físico

A coleta dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) terá início nesta terça-feira (21) e, neste ano, os questionários abordarão questões sobre tabagismo. Além disso, também foram incluídas perguntas sobre atividade física no tempo livre, no trabalho e no domicílio. Esse novo conteúdo será essencial para a avaliação do grau de sedentarismo da população brasileira.

É a primeira vez que estes dados serão levantados pelos pesquisadores, conforme explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cremilda Silva. “Essas informações vão auxiliar no diagnóstico preciso da situação da população do Espírito Santo, quanto à prática de atividade física e ao tabagismo”.

Segundo Cremilda Silva, o desenvolvimento de políticas públicas que nortearão a implantação de ações preventivas nesses campos dependerá da precisão dos dados obtidos. “Poderemos estabelecer, nos programas de prevenção, fatores de proteção para a população”, comenta Cremilda.


Pesquisa

A Pnad constará do questionário tradicional e do suplemento saúde, com o tema ‘Acesso e Utilização de Serviços de Saúde’. O questionário é composto de cinco blocos com 100 quesitos, com perguntas sobre condições de saúde, acesso aos serviços de saúde e medicamentos, consultas médicas, saúde das mulheres, planos de saúde, violência e acidentes de trânsito, entre outras questões.

A pesquisa é elaborada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o suplemento de saúde é elaborado a cada cinco anos, em convênio com o Ministério da Saúde (MS), para que haja avaliação de informações sobre as condições básicas da população. A coleta de dados será realizada em três mil domicílios capixabas.

Uma equipe de cerca de 60 entrevistadores participarão da coleta das informações, prevista para terminar em dezembro. O tempo estimado para cada entrevista é de uma hora e meia. A divulgação dos resultados da Pnad 2008 será no próximo ano.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria do IBGE
Shella Bodart Ramalhete Gameiro
Supervisora de Divulgação
Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações - UE/ES
Tel: 27 3324 4016 ramal 122
e-mail: shella.gameiro@ibge.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard