11/01/2008 06h23 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Planejamento Estratégico da Gerência de Regulação da Sesa será concluído nesta sexta-feira (10)

Começou na quarta-feira (09) e será concluído nesta sexta-feira (11), o Planejamento Estratégico da Gerência de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As reuniões estão sendo realizadas no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), localizada ao lado do Clube dos Oficiais, na Av. Dante Michelini. É a primeira vez em quatro anos que setores pertencentes à Gerência Estratégica de Regulação e Assistência Estadual se encontram para traçar as metas de 2008.

O planejamento está sendo intermediado pela consultora das secretarias estaduais de saúde do Espírito Santo e de Minas Gerais, profª. Maria Emi Shimazaki, que é responsável por dar consultoria ao Ministério da Saúde (MS) e é reconhecida internacionalmente.

Durante as reuniões, os participantes fizeram uma avaliação das ações realizadas e as dificuldades enfrentadas pela GERA em 2007, tais como a crise dos cardiologistas, os problemas de urgência e emergência e nos prontos-atendimentos municipais e as dificuldades de acesso dos usuários à rede estadual de saúde pública.

Segundo o coordenador da Gerência Estratégica de Regulação e Assistência, Anselmo Dantas, o balanço anual foi discutido detalhadamente pelos participantes e será utilizado na orientação das metas a serem traçadas em 2008.

Nesta sexta-feira, espera-se que os projetos estruturados pela GERA sejam finalizados. Entre os pontos que já foram acertados, destacam-se a criação de um serviço de transporte sanitário intermunicipal e interhospitalar (com a ajuda dos municípios), a fim de melhorar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Além disso, foi decidido também a implantação de prontuários eletrônicos e a estruturação da assistência de saúde em toda a rede, o fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde e a consolidação da Central de Regulação de Vagas da Sesa.

As prioridades

De acordo com Anselmo Dantas, as prioridades para este ano são a qualidade ao acesso dos usuários às consultas e exames do SUS e a contratualização hospitalar. “O objetivo é fechar o planejamento do ano de 2008 identificando as ações, os resultados esperados, os responsáveis e o cronograma de execução”, diz ele.

A idéia central é que a gerência de regulação tenha um contrato de metas com cada projeto aprovado na reunião de planejamento e que tudo seja feito em sintonia com o Governo do Estado.

A Gerência Estratégica de Regulação e Assistência é um dos setores mais importantes da Secretaria de Estado da Saúde e tem o papel de mediar as relações dos usuários do SUS no Espírito Santo e os prestadores de serviço.

Participam do evento coordenadores e técnicos do nível central da GERA, das superintendências regionais de saúde, do Setor de Auditoria, Planejamento e da subsecretaria administrativa da Sesa.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha