17/09/2004 14h16 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Plenária discute investimentos na saúde em 2005

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES), realizará na próxima sexta-feira (24), a IV Plenária Estadual de Conselhos de Saúde, para discutir questões como o investimento em saúde publica e a capacitação de conselheiros.

De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Aylton Simoneli Júnior, a plenária tem como principal objetivo, discutir toda a parte financeira da saúde em 2005. “Todo o investimento que a saúde pretende realizar nos próximos anos será debatido entre os presentes”, disse.

Um dos palestrantes será André Luiz de Oliveira, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que vem discutir a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que visa assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.

Para debater sobre a capacitação dos conselheiros de saúde será feito um balanço da situação do Conselho de Saúde do Espírito Santo para elaborar uma perspectiva, com base na exigência do Ministério da Saúde, que pede que cada Estado tenha no mínimo 70% de conselheiros treinados e permanentes.

Estarão presentes na IV Plenária Estadual de Conselhos de Saúde, representantes da região Sudeste e de Brasília. As inscrições seguem até segunda-feira (20) e já foram confirmados mais de 143 participantes municipais.

Todos os diretores hospitalares e superintendentes centrais e regionais também confirmaram presença, assim como, representantes da Assembléia Legislativa e do Ministério da Saúde. A Plenária, que acontece na próxima sexta-feira, será realizada no auditório do Hotel Aruan, em Camburi, das 8h às 17h30.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Vanessa Pianca
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br