07/03/2008 14h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

População de Montanha comemora inauguração de diversas obras

O governador Paulo Hartung cumpriu uma extensa agenda no Extremo Norte capixaba, nesta sexta-feira (07). A população de Montanha comemorou a inauguração e o início de obras nas áreas de saúde, infra-estrutura, esporte e lazer. As obras são resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Montanha e, além de ampliar a assistência básica às famílias do município, vão possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população.

Hartung chegou a Montanha às 9h30, acompanhado dos secretários de Esporte e Lazer, Maurício Ribeiro, e de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira. O capixaba Buru, eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de futebol de areia, também acompanhou o governador. A comitiva foi recebida pelo prefeito Hércules Favarato e por autoridades regionais.

Calçamento de ruas

Logo ao chegar ao município, o governador participou da assinatura de um convênio com a Prefeitura que vai garantir o calçamento de 18 ruas do bairro Vila Verde, no distrito de Vinhático, totalizando 19 mil metros quadrados de calçamento, obra orçada em R$ 851 mil, sendo R$ 466 mil do Governo do Estado.

Hartung percorreu as principais ruas do distrito e aproveitou para visitar as obras de reforma e ampliação da Escola Padre Manuel da Nóbrega, orçadas em R$ 1,3 milhão. Em seguida, o governador inaugurou a Unidade de Saúde de Vinhático, que vai atender a toda população da região, antes obrigada a deslocar-se cerca de 20 quilômetros até a sede para ser atendida. A comitiva visitou as instalações da nova unidade, que além de serviços ambulatoriais, vai oferecer tratamento fisioterápico. A unidade também possui uma farmácia básica.

As obras de construção da Unidade custaram cerca de R$ 476 mil e vão melhorar a qualidade do atendimento prestado a aproximadamente quatro mil moradores do distrito e do entorno.

Outras duas Unidades de Saúde também foram inauguradas no município. A comunidade de São Sebastião do Norte recebeu uma Unidade de Saúde, com 111 m², com investimentos de R$ 150 mil, da Sesa e, da Prefeitura de R$ 47 mil, num total de R$ 197 mil. Mais de dois mil moradores da região serão beneficiados com o atendimento no local. A terceira US inaugurada é a de Cipaad, em Cipreste. Com 156 m², dois mil moradores poderão contar com este novo local de atendimento à saúde. As obras custaram, ao todo, R$ 180 mil, sendo R$ 150 recursos próprios da Sesa e o restante da Prefeitura de Montanha.

A inauguração das Unidades faz parte do Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, da Sesa, que visa melhorar o acesso da população aos serviços básicos de saúde. Apesar de serem de responsabilidade dos municípios, a Sesa tem priorizado o trabalho de expansão, pois uma média de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos por meio da atenção primária.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Espírito Santo
Daniel Simões