22/11/2012 13h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Prefeitos recebem orientação sobre dengue

Prefeitos de municípios capixabas presentes à 7ª Gestão de Cidades nesta quinta-feira (22), realizada no Centro de Convenções de Vitória, ouviram do secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, a importância de combater a dengue no período que antecede o verão. Marino alertou para as responsabilidades dos gestores eleitos e re-eleitos em continuar as ações de prevenção e tratamento da doença.

De acordo com o secretário, não se pode relaxar. O ano inteiro é época de buscar e eliminar criadouros do Aedes aegypti. Entretanto, no período de pré-verão, é necessário um cuidado especial. A chegada das chuvas e calor intenso criam situações propícias para a procriação do mosquito.

“Temos que estar preparados agora para evitar uma epidemia no verão. É de extrema importância que os municípios contem com o número adequado de agentes de saúde para fazer uma visita domiciliar adequada. O ideal é que exista um agente para cobrir até mil residências”, ressaltou Tadeu Marino.

Além da prevenção, o secretário destacou o trabalho de capacitação promovido pelo Estado. “Temos o compromisso de capacitar os profissionais das unidades de saúde municipais, que é a porta de entrada. O paciente deve receber hidratação correta, oral ou venosa, quando há suspeita de dengue. Os municípios têm que proporcionar essa estrutura. Nosso objetivo é evitar o óbito”, ressaltou.

Durante a apresentação, os prefeitos acompanharam um panorama geral da dengue no Estado, como números de casos, incidência da doença e levantamentos de infestação do mosquito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard