23/07/2007 06h28 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Primeira turma de cuidadores de idosos conclui capacitação

A primeira turma de cuidadores de idosos já está formada. O curso foi realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES). Durante três meses, foram capacitados servidores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPS) de todo o Estado, representantes municipais do Programa Saúde do Idoso e técnicos municipais das áreas de vigilância sanitária.

Para encerrar as atividades os alunos, durante esta semana, visitaram duas instituições para a troca de experiências. Com carga horária de 120 horas, temas como primeiros socorros, nutrição, políticas públicas voltadas para o idoso, atenção especial aos idosos e orientações à saúde do cuidador foram abordados no curso.

“Temos como objetivo capacitar profissionais de todo o Estado. O importante é que estas pessoas se tornem multiplicadores dentro de suas instituições ou nos seus municípios”, diz Renata Valadão, técnica do Programa Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde.

As quatro unidades do Senac (Vitória, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim) oferecem ao longo do ano de 2007 a capacitação.

Segundo a coordenação do curso no Senac, a entrega dos diplomas deve acontecer na primeira semana de agosto.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br