21/11/2007 11h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Profissionais da Saúde participam do PlanejaSUS

O Sistema de Planejamento no Sistema Único de Saúde (PlanejaSUS) é o tema da capacitação que está acontecendo, desde segunda-feira (19), no Hotel Canto do Sol, em Vitória. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O curso prossegue até sexta-feira (23) com a participação de 40 profissionais da área de planejamento em saúde da Sesa e de 34 municípios. O PlanejaSUS é uma experiência pioneira no País que busca o aperfeiçoamento de profissionais para a consolidação da área de planejamento dentro das secretarias municipais e estaduais de Saúde.

A representante da Coordenação Geral de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde, Rita Monteiro, veio acompanhar o curso. A professora da Ufba, Leny Bonfim Alves Trad, é a responsável pela capacitação. A Ufba é referência nacional na área de planejamento.

Esta é a primeira vez que o PlanejaSUS acontece no Espírito Santo. “Este processo já está em andamento há dois anos, e nasceu de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, onde se buscou identificar o perfil das áreas de planejamento nas três esferas”, explicou Eloá Sena Ribeiro, do Núcleo Especial de Desenvolvimento, Planejamento e Orçamento em Saúde da Sesa.

O PlanejaSUS

O Sistema se baseia na atuação contínua, articulada, integrada e solidária da área de planejamento nas esferas federal, estadual e municipal de gestão do SUS. O PlanejaSUS apresenta aos profissionais metodologias e modelos de instrumentos básicos do processo de planejamento, que englobam, ainda, o monitoramento e avaliação das ações.

Para Eloá Sena Ribeiro, o curso é uma oportunidade de melhorar o planejamento das ações na Saúde. “O PlanejaSUS capacita profissionais para pensar e programar ações com bases reais, com recursos definidos. É preciso entender o problema, discutir as causas e, assim, programar as intervenções”, informou.

No primeiro dia do curso houve a apresentação de um vídeo sobre a contextualização do Sistema Único de Saúde, além de exposição e debate. No segundo dia, do evento o enfoque foi para a Análise de Situação de Saúde, discutindo o perfil epidemiológico e sócio-demográfico da população, principais problemas de saúde, a organização e o funcionamento do sistema de saúde. Nesta quarta-feira (21) estão sendo apresentados os instrumentos de gestão.

Entre outros temas em destaque estão o plano de saúde, formulação de objetivos, diretrizes e metas; avaliação no PlanejaSUS; informação em saúde, com ênfase no papel estratégico nos processos de planejamento e avaliação, além de planilha com seleção de indicadores e fontes de informação.

Eloá Ribeiro explicou que a capacitação é apenas o primeiro passo de um projeto de formação mais amplo. “Após este curso, serão realizadas oficinas regionalizadas com multiplicadores. O papel da Sesa é de exatamente articular o processo, mobilizar os técnicos e viabilizar a execução dos cursos”, afirmou. As Oficinas Macrorregionais são um fórum permanente de avaliação e programação do PlanejaSUS.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha