29/11/2007 06h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Profissionais de saúde participam de seminário sobre Centro Cirúrgico e de Material e Esterilização

Começa nesta sexta-feira (30) o III Seminário em Centro de Material e Esterilização e o II Seminário em Centro Cirúrgico, organizado por profissionais da área de enfermagem de diversas instituições da Grande Vitória.

Com o tema ‘Revendo Conceitos frente aos Desafios’, o evento será aberto às 9 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha. De acordo com a enfermeira do Hospital Antônio Bezerra de Faria, Maria Estela Ventura, que está na comissão organizadora, os seminários abordarão assuntos que estão tendo destaque atualmente.

Entre os temas das palestras estão as videocirurgias, materiais consignados e a infecção por micobactéria. “O objetivo é atualizar os profissionais que trabalham em Centros Cirúrgicos e Centros de Esterilização, principalmente os que atuam no interior do Estado”, disse Maria Estela Ventura. Ela informa que houve uma demanda muito grande para a realização dos eventos. “Todos vieram cobrar outras edições depois do primeiro, ocorrido em 2005”.

Maria Estela disse que o apoio da Secretaria de Estado da Saúde ao evento é muito importante. “A Sesa sempre nos ajudou. Seja com apoio financeiro, seja liberando seus profissionais para participarem, sempre reconhecendo o valor do evento”, falou.

Os seminários têm como público-alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mas outros profissionais da saúde também podem participar. De acordo com Maria Estela, faltam cursos, capacitações e eventos para essa área. “Os médicos têm mais condições de se atualizar do que quem trabalha na área de enfermagem”, esclareceu.

Estão sendo oferecidas 500 vagas para os eventos, que acontecem simultaneamente. Entretanto, mais de 350 já foram preenchidas. “Esperamos receber mais profissionais do interior. Essa é uma oportunidade muito importante para todos da área”, ressaltou Maria Estela.

As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (29), no Vila Velha Hospital, mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

Serviço:
Vila Velha Hospital

Confira a programação:

8h30 às 9 horas - Recepção e entrega de material

9 horas - Abertura
Maria do Carmo Boninsenha – Coordenadora do Seminário
Anselmo Tose - Secretário Estadual de Saúde/ES
José Patrício – Presidente do COREN - ES
Ângela L. Lopes Rodrigues – Coordª CECIH
Geane Gonzalez Bronzatti - Presidente da SOBECC
Maria Helena Costa Amorim – Presidente ABEN - ES

9h20 às 9h50 - Tema: Programa de Certificação em Material de Esterilização - PCME
Palestrante: Andréia Assumpção - Enfermeiro - 3M
Coordenador: Rubenilda Bertolane - Enfermeiro - Hospital Infantil e Maternidade Alzir
Bernardino Alves - HIMABA

9h50 às 10h20 - Intervalo

10h20 às 11 horas - Tema: Validação do Processo de Esterilização
Palestrante: Roniel Garcia – Coordenador da Qualidade - Esterileto
Coordenadora: Maria do Socorro Lopes dos Santos – Enfermeiro - Centro Integrado de Assistência a Saúde – CIAS/UNIMED

11 horas às 11h30 - Tema: Videolaparoscopia: cuidados no intra - operatório
Palestrante: Janete Akamine – Enfermeiro Hospital Santa Catarina - SP
Coordenadora: Nilcéia Squassante – Enfermeiro Hospital Drº. Dório Silva

11h30 às 12 horas - Tema: Práticas de Controle de Infecção de Sítio Cirúrgico
Palestrante: Denise de Cássia Nogueira – Enfermeiro Vila Velha Hospital
Coordenadora: Samantha Castro dos Santos – Enfermeiro Hospital Metropolitano

12 horas às 13h30 - Intervalo

13h30 às 15h10 - Tema: Infecção por Micobactéria - Conceitos / Epidemiologia
Palestrante: Jose Américo Carvalho – Médico / Infectologista Hospital Santa Rita de Cássia

13h30 às15h10 – Tema: O que mudou no CME?
Palestrante: Cláudia Curbani – Enfermeiro Hospital Santa Rita de Cássia

13h30 às15h10 – Tema: O que mudou no Centro Cirúrgico?
Palestrante: Rosimélia Ferreira de Figueiredo – Enfermeiro Vitória Apart Hospital

13h30 às15h10 – Tema: Legislação Nacional sobre Reprocessamento de Artigos Hospitalares
Palestrante: Luiz Carlos da Fonseca e Silva - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Coordenadora: Ângela L. Lopes Rodrigues