16/09/2013 07h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Profissionais do ‘Mais Médicos’ conhecem programas da saúde estadual

Três profissionais do ‘Programa Mais Médicos’ que atuarão no Espírito Santo foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (16), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A reunião teve o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pela rede estadual que fazem interface com os municípios, onde eles trabalharão realizando atendimentos básicos.

O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, deu as boas-vindas aos médicos - o brasileiro formado na Bolívia, Sandro Alberto da Cunha, e os espanhóis Juan Rubio e Javier Oliva. “O governo estadual entende que o atendimento básico é importante, é a porta de entrada no SUS. Por isso, quanto mais resolutivo é, menos os hospitais são onerados”, disse.

O secretário apresentou programas que o Estado desenvolve com o foco em melhorias na atenção básica, como financiamento de Unidades Saúde da Família, a Rede Bem Nascer e o Cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde. “Todas essas iniciativas mostram nossa preocupação em proporcionar à população mais suscetível o acesso aos serviços básicos de saúde realizados pelos municípios”.

Formado na Bolívia e com título de especialista em Saúde da Família na Espanha, o capixaba de Vitória, Sandro Alberto da Cunha, atuará em Serra. Durante toda sua vida profissional já atendeu a pacientes de diversas nacionalidades, mas agora chegou a vez de tratar dos brasileiros, afirma. “Já atendi espanhóis, alemães, portugueses. Será um orgulho atender aos brasileiros, principalmente os mais carentes”.

O espanhol Juan Rubio já trabalhou no país de origem, mas nos últimos 11 anos estava em Portugal, na cidade de Castelo Branco, na Região Central lusitana. Ainda com um pouco de dificuldade em falar português, disse que espera ajudar as pessoas mais suscetíveis do município de Vitória, onde fará os atendimentos. O compatriota Javier Oliva atuará em Viana.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard