05/11/2007 15h42 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Programa de Combate ao Tabagismo abre ciclo de oficinas

Começa nesta terça-feira (06) o ciclo de oficinas sobre ambientes livres de fumo, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio do Programa de Combate ao Tabagismo. O objetivo é preparar a rede municipal de vigilância sanitária para implantar ações de combate ao tabaco, fiscalizar e aplicar penalidades.

O evento, que segue até esta quinta-feira (08), faz parte do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Sesa.

As oficinas são direcionadas aos coordenadores do programa nos municípios e nas regionais de Saúde e Educação, e aos representantes das vigilâncias municipais.

O fumo é fator de risco para várias doenças, que atingem fumantes passivos e ativos, como derrame, câncer e enfisema pulmonar.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o tabagismo passivo, que atinge pessoas que não fumam, é a terceira causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

As oficinas serão realizadas no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória, das 8 às 17 horas, para as regiões Macro Norte (06/11), Macro Centro (07/11) e Macro Sul (08/11). Informações: (27) 3137-2480 e (27) 3137-2473.

Confira o cronograma:

06/11 - Macro Norte:
Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Ecoporanga, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Pancas, Marilândia, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg e São Roque do Canaã.

07/11 - Macro Centro:
Ibatiba, Itaguaçú, Santa Teresa, Fundão, Laranja da Terra, Itarana, Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Vitória, Vila Velha, Brejetuba, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Viana, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta e Piúma.

08/11 - Macro Sul:
Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Castelo, Divino São Lourenço, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Apiacá, Iconha, Marataízes e Itapemirim.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha