17/11/2006 14h42 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Programação da Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue começa neste sábado (18)

Embora o Dia Nacional de Doação Voluntária de Sangue ocorra no próximo sábado (25), a programação de incentivo à ação já conta com eventos que começam a ser realizados neste sábado (18), pelos Hemocentros Regionais no Estado.

O Hemocentro Regional de Colatina (Hemoes-Colatina) programou um movimento cívico com passeata, convocação e panfletagens sobre o tema em parceria com empresas e escolas.

O evento tem início marcado para as 9 horas na Praça Municipal de Colatina. Os participantes da caminhada percorrerão a Avenida Getúlio Vargas em direção à Praça do Sol Poente, onde foram montados estandes que ficarão abertos para receber doações até o meio-dia.

Semana

Nesse dia, e durante toda a semana seguinte, o Hemoes-Colatina terá uma ornamentação especial para receber os doadores.

“A população é nossa convidada especial. Esse também é um momento de agradecer, de público, aos doadores voluntários que, com o próprio sangue, colaboram para a vitória da vida, para a saúde e a felicidade de todos os que precisam de um procedimento hemoterápico nos hospitais do mundo inteiro”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Segundo a organizadora da campanha, Rosimeri Ramos, é importante conclamar a comunidade a uma maior participação e mostrar aos jovens o valor do gesto solidário da doação voluntária de sangue.

Campanha

“Solicitamos às autoridades, em todos os campos da ação humana, que, na semana de 18 a 25 de novembro, destaquem essa data nos setores sob sua direção. Conclamamos ainda os meios de comunicação para ressaltar a importância da doação voluntária”, acrescentou a assistente social do Hemoes-Colatina, Rosimeri Ramos.

Já o Hemocentro Regional de São Mateus está realizando, desde o dia 1º de novembro, o Mês do Doador. O evento tem por objetivo homenagear os doadores de sangue e, para isso, está presenteando esses voluntários com brindes.

“Essa é nossa forma de agradecimento pelo gesto de humanidade dessas pessoas. Todos os que puderem ajudar com este tipo de atitude serão contemplados com brindes, como forma de parabenização”, ressaltou a diretora do Hemocentro, Carla Gomes de Almeida.

Critérios

A diretora aproveitou para lembrar que todas as pessoas entre 18 e 65 anos, pesando acima de 50 quilos, podem procurar a unidade para a doação. Outro fator importante é que não é necessário estar de jejum, mas será solicitada a apresentação de um documento de identidade.

O Mês do Doador em São Mateus vai até 16 de dezembro, sendo que, no Dia do Doador (25), a unidade também fará sorteios de outros brindes para prestigiar voluntários que estiveram contribuindo com o evento.

“Estaremos até dezembro com essa programação. Ano passado, conseguimos coletar 486 bolsas. Nossa meta, agora, está em cerca de 600”, explicou Carla, que ainda aproveitou para esclarecer que todos os brindes foram oferecidos pelo comércio local e pela Petrobras.

Para os interessados, o horário de doação é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas, e sábado, das 8 às 12 horas. O Hemocentro fica na Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 2, São Mateus, no pátio do Hospital Dr. Roberto Arnizault Silvares (HRAS).

Gustavo Tenório / Franciane Barbosa / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Tels.: (27) 3137-2378 / 2315 / 9969-8271 / 9943-2776
Texto: Franciane Barbosa
Com informações de: Cintia Zaché (gerente da Assessoria de Comunicação do HRAS)