09/09/2008 13h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Projeto de Eficiência Energética prevê economia de energia no Hospital Infantil

Uma parceria entre a Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (Escelsa) e o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), de Vitória, fará a instituição economizar 240,26 MWh por ano de energia elétrica.

A previsão inicial feita pela Escelsa mostra que essa quantidade de energia é suficiente para abastecer 80 residências durante um mês (famílias com consumo médio de 250 kWh/mês). Para o Hospital, a economia anual na conta de energia será de aproximadamente R$ 16 mil.

O HINSG conseguiu a aprovação do Projeto de Eficiência Energética, estruturado conforme orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e apresentado no inicio do ano à Escelsa.

O convênio foi assinado dia 25 de agosto e prevê que até o final de 2008, a Escelsa aplique cerca de R$ 370 mil na substituição dos sistemas de iluminação por sistemas mais eficientes, compostos por lâmpadas fluorescentes econômicas, com reatores eletrônicos com alto fator de potência; e substituição dos aparelhos de ar condicionado de janela com compressores alternativos por aparelhos com compressores rotativos, que são mais eficientes.

Na elaboração do Programa de Eficiência Energética do Hospital Infantil foram feitos comparativos que motivaram as alterações no sistema de iluminação interna do hospital, apontando os resultados de antes, e depois da implementação das medidas de eficiência. Após a conclusão do projeto, o sistema de iluminação será padronizado.

“A parceria mostra que o Programa de Eficiência Energética é benéfico para toda a sociedade, pois com a economia de energia, a instituição poderá empregar os recursos, antes destinados para pagar a conta, em outros setores do hospital, enquanto os colaboradores e usuários do HINSG desfrutam de ambientes melhor iluminados”, falou o diretor administrativo do Hospital Infantil, Jorge Augusto Pires Encarnação.

As medidas propostas para redução do consumo de energia elétrica no HINSG contempla:

* Substituição dos sistemas de iluminação compostos por luminárias tipo calha comercial com lâmpadas fluorescentes padrão 40 e 20 W e reatores eletromagnéticos, por sistemas de iluminação mais eficientes compostos por luminárias reflexivas com lâmpadas fluorescentes econômicas de 32 e 16 W com reatores eletrônicos de alto fator de potência;

* Substituição dos sistemas de iluminação compostos por lâmpadas incandescentes padrão de 60 W por sistemas de iluminação mais eficientes, compostos por lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W com reatores embutidos de alto fator de potência;

* Substituição dos aparelhos de ar condicionado do tipo janela com compressores alternativos por aparelhos de ar condicionado mais eficientes com compressores rotativos nas potências de 7.500, 10.000, 18.000, 21.000 e 30.000 BTU/h;


Programa de Eficiência Energética

É uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), regulamentada pela Lei 9991 de 24/07/2000. A Lei diz que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica ficam obrigadas a aplicar o montante de, no mínimo, 0,05% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética até 2010.

A aplicação desses recursos é regulada pela Resolução Normativa nº 300, de 12/02/2008, e contempla projetos em órgãos públicos, comércio, serviços e comunidades de baixa renda.

O Programa de Eficiência Energética estabelecido pela Escelsa já favoreceu os hospitais Santa Casa, de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim; Hospital Evangélico de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim; Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, em Vitória; e Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória.

HINSG

O Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, tem 75 anos de fundação. Conta com os serviços de Pronto Socorro, Emergência, Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, Neonatologia, Oncologia, Hospital Dia, Centro de Tratamento de Queimados, Cirurgia, Gastroenterologia e Metabolismo, Enfermaria Geral, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Doenças Infecciosas, Neurologia e Neurocirurgia.

Mensalmente, atende, aproximadamente, a 11 mil pacientes – sendo crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 18 anos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Syria Luppi / syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard