26/01/2011 06h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Reabilitação visual: Sesa entregará 2.500 óculos e próteses oculares em 2011

Pacientes que apresentem algum problema de visão ou defeito no globo ocular podem recorrer ao Programa de Órteses e Próteses Oftalmológicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que funciona no CRE Metropolitano, em Cariacica. Em 2011, o Programa estima entregar cerca de 2.500 órteses e próteses a pacientes que forem previamente cadastrados.

As órteses são objetos utilizados junto ao corpo temporariamente, como óculos, lupas e telescópios (uma lente com grau maior). Já as próteses são implantadas, em substituição aos olhos, nos casos de pacientes com lesões oculares mais graves.

O oftalmologista da Sesa, Carlos Heringer, explica que vários motivos podem ocasionar a perda de um olho. “Pode ser uma infecção, uma perfuração traumática, um glaucoma não tratado, entre outras causas”, relata. O médico ressalta ainda que o Programa da Sesa cumpre um importante papel social, colaborando para melhorar a autoestima dos pacientes.



A maioria das pessoas que procura o serviço busca ajuda para correção ocular. Elas apresentam problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem ser corrigidos com óculos de grau. Por isso, serão disponibilizados 1.900 óculos neste ano. Essa oferta pode ser ainda maior se houver demanda.

Também serão oferecidos 500 próteses oculares, 60 telescópios monoculares, 15 lupas de apoio, 10 expansores de cavidade (utensílio usado para abrir o olho, em caso de pálpebra caída, por exemplo), e 10 conformadores de cavidade (aparelho que abre a cavidade ocular de pacientes em preparação para receber uma prótese).

Acesso

Qualquer pessoa que precise pode se inscrever no Programa de Órteses e Próteses Oftalmológicas. Antes, o paciente deve consultar um oftalmologista na unidade de saúde mais próxima de sua residência. De posse do encaminhamento médico, o paciente deve procurar o Programa, apresentando cartão do SUS, cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência. Se o paciente for menor, o responsável deve apresentar seu CPF e a certidão de nascimento da criança.

Assim que a requisição é preenchida, o processo é aberto e basta esperar pelo processo de compras, que é feito por meio de um pregão eletrônico. Quando ele é concluído, os pacientes são avisados.

O Programa de Órteses e Próteses Oftamológicas funciona no CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 08 às 16 horas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard